sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O MILÊNIO


          A palavra “Xília” (pronuncia-se kília) aparece seis vezes em Apocalipse 20:1-7, e significa mil. Na verdade, a expressão completa é “Xília Étê” e significa “mil anos”. Satanás será preso por mil anos. Satanás não enganará as nações durante mil anos. Os santos reinarão na terra juntamente com Cristo durante mil anos. Os mortos sem Cristo não ressuscitarão durante os mil anos. Quando se completarem os mil anos Satanás será solto. Esse período é chamado de Milênio, e já houve época em que foi muito enfatizado, sendo seus seguidores chamados de kiliastas, por causa de Xília, mil. A questão é saber se os mil anos referidos em Apocalipse devem ser tomados litera lmente, ou em sentido figurado. Aliás, o segredo da interpretação do Apocalipse é saber o que é figurado e o que é literal. Se tomar em sentido figurado aquilo que é literal, o intérprete erra. Assim também erra, se tomar em sentido literal aquilo que é figurado. Por exemplo,  “quarenta e dois meses” (Ap.11:2) e “mil duzentos e sessenta dias” (Ap.12:6) e “um tempo, tempos e metade de um tempo” (Ap.12:14). Todos esses períodos representam a metade de sete anos. Mas deverão ser tomados literalmente? Cada contexto deve ser analisado, embora eu creia que, neste caso, devem ser tomados literalmente. Em outro texto, João viu uma mulher montada em uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres. O anjo diz: “as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis.” (Ap. 17:3,9). Aliás, a revelação bíblica é progressiva, e, como Apocalipse é o último livro, contém o maior número de chaves de interpretação. Por exemplo: “as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas” (Ap. 1:20). “E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição” (Ap.17:11). “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta durante uma hora” (Ap.17:12). E assim por diante. Voltando ao Milênio, será que há provas de sua literalidade, em outras partes da Escritura? Acreditamos que sim.
1.       Is. 2:1-4 “Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e Jerusalém. Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do senhor e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalém. Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as  suas espadas em relhas de arados e as suas lanças, em podadeiras;  uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.” Será uma descrição do Milênio? Pode ser.
2.       Zc. 14:9,11,16-19 - “O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome...Habitarão nela, e já não haverá maldição, e Jerusalém habitará segura...Todos os que restarem de todas as nações que vierem contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrar  a Festa dos Tabernáculos. Se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos exércitos, não virá sobre ela a chuva. Se a família dos egípcios não subir, nem vier, não cairá sob re eles a chuva; virá a praga com que o senhor ferirá as nações que não subirem a celebrar a Festa dos Tabernáculos. Este será o castigo dos egípcios e o castigo de todas as nações que não subirem a celebrar a Festa dos Tabernáculos.”
3.       Is. 11:3  “Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segunda a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso (II Ts. 2:8 “então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem O Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda”; Ap.19:21 “Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo.”) ...O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e animal cevado andarão juntos, e um pequenino os conduzirá. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do senhor, como as águas cobrem o mar. Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos. Gloriosas lhe serão as suas moradas.”
4.       Is. 65:25 “O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.”
5.       Is. 65:20 “Não haverá mais nela criança para viver poucos dias , nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado...porque a longevidade do meu povo será como a da árvore.”
6.       Hq. 2:14 “Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.”
7.       Ap. 20:4 “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” Mt. 19:28 “Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.”  Mt. 25:31 “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos c om ele, então, se assentará no trono da sua glória...”

Nenhum comentário: