sábado, 7 de novembro de 2015

O MINISTÉRIO DE TEMPO INTEGRAL


          Jesus disse “não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:25, 33). E o apóstolo Paulo disse “Até a presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez” (I Co. 4:11). Será que Jesus se enganou, ou havia alguma coisa errada com Paulo? O próprio Paulo depois afirma “Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra” (II Tm. 2:4). O autor de Hebreus diz “Portanto, também nós, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que t&ati lde;o de perto nos rodeia” (Hb.12:1). Embaraço é tudo aquilo que, embora não sendo pecado, atrapalha a nossa missão como cristãos. Aquilo que é permitido para o cristão comum, ovelha, pode ser embaraço para o cristão que tem chamada ministerial, como Paulo e Timóteo, pastores. Trabalhar secularmente, fora da chamada ministerial, é permitido ao crente comum. Aliás, não só permitido, mas obrigatório, para ter o seu sustento e o de sua família. Mas, para quem tem uma chamada ministerial, a promessa de Deus é providenciar o sustento, afim de que o homem possa servi-lo, sem preocupações com o sustento. Paulo passou fome, sede, e nudez, porque quebrou esta regra, pois ele mesmo diz “e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos” (I Co.4:12). Jesus nunca precisou trabalhar de carpinteiro, depois que assumiu o seu ministério, pois o Pai o sustentava, como prometeu sustentar a qualquer um, que chame para o ministério. O próprio Paulo reconhece isso quando diz “não temos nós o direito de comer e de beber? E também de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?...Entretanto não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao Evangelho de Cristo.” (I Co. 9:4-12). Paulo, por decisão própria, ignorando o claro ensino da Escritura, que ele bem conhecia, resolveu trabalhar para se sustentar. Eu também j&aa cute; fiz isso, nos tempos da ignorância, motivado por orgulho, com medo de ser criticado pelos incrédulos, e acusado de explorar a fé dos fiéis. Mas não temos esse direito, pois o senhor deu o exemplo, e usou o modelo do Antigo testamento, dos sacerdotes  e levitas, para o sustento. “Não sabeis vós que os que prestam o serviços sagrados (os levitas)do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar (os sacerdotes) do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o senhor (Jesus) aos que pregam o Evangelho que vivam do Evangelho” (I Co. 9:13,14).  Mas Paulo confessa a sua desobediência, dizendo “eu, porém, não me tenho servido de nenhuma dessas coisas e não escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor fora morrer, antes que alguém me anule esta glória.” (I Co. 9:15). Paulo foi coerente, quando disse: “s ede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Co. 11:1). Então naquilo que Paulo imitou a Cristo, ele é nosso modelo. Nesse caso do sustento, porém, Paulo não imitou a Cristo, deixando de ser modelo para nós, nesse particular. Sei que cada caso é um caso. Temos de perguntar se Deus nos chamou, ou se fomos sem ser chamados. Deus tem compromisso com aqueles a quem ele chama. Mas, mesmo sendo chamados, devemos estar sendo fiéis ao trabalho para o qual Deus nos chamou, De outra sorte ele não tem compromisso de nos sustentar. A preguiça pode prejudicar muito um vocacionado de Deus. Aliás, estamos numa época em que grande parte da igreja deixou de fazer distinção entre os vocacionados para o ministério, e os crentes comuns. Hoje o Status na igreja é por meio da produtividade. Outro padrão copiado do mundo. Mas a Bíblia não muda. Temos d e separar as ovelhas dos pastores. Senão iremos cair no paradoxo de ver ovelhas pastoreando pastores. Quem Deus chamou para ser pastor, ele sustenta. E, ele sustenta por meio dos que foram chamados para ser ovelhas.

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