quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A REBELDIA DE URIAS

II Sm.11,12

INTRODUÇÃO
A questão do discipulado traz a necessidade de submissão do discípulo ao mestre, do liderado ao líder, como está escrito: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles.” (Hb.13:17). Jesus foi criado por José e Maria, e quando tinha doze anos, foi dito dele “E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso.” (Lc.2:51). Já adulto, diante de Pôncio Pilatos, Jesus se submeteu à sua autoridade “Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar? Respondeu Jesus: nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada.” Se Jesus tivesse se rebelado contra a autoridade de Pôncio Pilatos, estaria afrontando a autoridade do próprio Deus, que a tinha delegado para o imperador romano, e este para o governador Pilatos.

A AUTORIDADE NO TEMPO DE DAVI – II Sm.12,12
Autoridade pressupõe hierarquia, que vem do grego HIERON (templo). No caso de Davi a hierarquia era: Davi, Joabe, Urias. O padrão do Antigo testamento, neste caso, é militar. Urias era subordinado a Joabe e a Davi. Mas Davi era maior autoridade do que Joabe, sobre Urias. Se Davi desse uma ordem para Urias e Joabe desse outra, Urias deveria obedecer a Davi, em vez de Joabe. É o caso de Pedro e João diante do Sinédrio, quando responderam “Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós do que a Deus.” (At.4:19). Neste texto, tem sido muito enfatizado o adultério de Davi, nos deixando cegos para outras lições, que o texto oferece. Vamos demonstrar uma delas.

A REBELDIA DE URIAS
Depois de consumado o adultério de Davi com Bate-Seba, algumas ordens são dadas no texto:

a) De Davi para Joabe: “Manda-me Urias, o heteu.” Joabe obedeceu.(11:6).
b) De Davi para Urias: “Desce a tua casa e lava os pés.”(11:8). Urias “não desceu para sua casa”(v.9). Desobedeceu.
c) Delataram a Davi “Urias não desceu a sua casa”. (v.10).
d) Davi reclamou: “Por que não desceste a tua casa?”(v.10).
e) Urias retrucou “e hei de eu entrar na minha casa? Não farei tal coisa.”(v.11). Rebelou-se.
f) De Davi para Urias: “Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei.” (v.12). Obedeceu. Porém o verso 13 termina, dizendo “porém, não desceu a sua casa.”
g) De Davi para Joabe: “Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.” Joabe obedeceu.(v.14).
h) De Joabe ao mensageiro –v.19- Foi obedecido, pois o verso 22 diz: "Partiu o mensageiro e, chegando, fez saber a Davi tudo o que Joabe lhe havia mandado dizer".
i) De Davi ao mensageiro “Assim dirás a Joabe.”(11:25). Obedeceu.

O verso 17 termina dizendo “e morreu também Urias, o heteu.” E o verso 24 termina assim “e também morreu o teu servo Urias, o heteu.” Se Urias tivesse obedecido a ordem de Davi, de descer a sua casa, ele não teria morrido. Urias morreu por causa da sua rebeldia. Urias estava disposto a obedecer a Joabe, seu líder imediato, mas não a Davi. A convivência diária com Joabe, criara este vínculo de lealdade, e a ausência de Davi, a intensificara. Isto pode acontecer hoje. O líder imediato pode conquistar a lealdade do liderado, mesmo sem querer, e suscitar rebeldia contra o líder principal.

OUTRAS MENSAGENS DO TEXTO

a) A obstinação de Urias em não obedecer a Davi, pode ter sido suscitada por forças espirituais, a fim de que o adultério de Davi não ficasse oculto.
b) O fato de Urias se recusar descer a sua casa, e se deitar com sua mulher, que deveria ser jovem e bonita, é, no mínimo, estranho, já que retornava de uma jornada no campo de batalha. Esperava-se que ele estivesse ansioso para se deitar com Bate-Seba. Creio que o texto de II Sm.12, na parábola do profeta Natã, oferece algumas explicações. Diz o verso 3 que a cordeirinha tinha sido comprada e criada “junto com seus filhos” e “dormia nos seus braços, E A TINHA COMO FILHA.” Apesar de ser um dos trinta e sete valentes de Davi, Urias já era de uma certa idade, e Bate-Seba era bem novinha. O fato de ele tê-la como filha, revela que não nutria desejos sexuais em relação a ela, o que pode explicar a recusa de descer a sua casa.
c) A conseqüência disto é que a carência sexual de Bate-Seba, pode tê-la levado a se colocar estrategicamente num lugar onde pudesse ser vista por Davi, para cumprir alguma fantasia sexual. É o que Paulo diz em I Co.7:5 “Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e a oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” Ele está falando de sexo entre marido e mulher.
d) Há uma deliberada comparação entre o comportamento de Urias e o de Davi, ressaltando a superioridade daquele. II Sm. 11:11 diz “A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar-livre;e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa.” Davi não tinha tais escrúpulos, pois em 11:1 diz “Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amon e sitiaram Rabá; porém, Davi, ficou em Jerusalém.” Davi não se importava em ficar no conforto da casa real, enquanto seus homens estavam no campo de batalha. Urias se importava. Mas, por causa do comportamento de Davi, Satanás armou contra ele uma cilada. O pecado de Urias foi rebeldia, que resultou em morte; a falha de Davi foi comodismo, que resultou em pecado. Em Hb. 12:1 está escrito “deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia.” Comodismo pode não ser pecado, mas é embaraço. Rebeldia é pecado, e o salário do pecado é a morte. O comodismo de Davi levou a dois pecados: adultério e homicídio.

CONCLUSÃO
Jesus deu uma ordem para os seus discípulos, e, por extensão para toda a igreja. “Fazei discípulos”. Todos estamos envolvidos no processo de discipulado. E devemos lembrar que no discipulado todos temos superiores e subordinados. Que não façamos como Urias, que apegado ao seu líder imediato, se rebelou contra autoridade de Davi, seu líder principal.

15 comentários:

Palavra de Cristo disse...

Respeito a opnião porém ao meu ver Urias não morreu por rebeldia, e sim por causa do pecado de Davi. Davi pecou e não ordenou que Urias voltasse, por um motivo justo mas por um motivo egoísta. Morreu porque não queria ser diferente dos demais soldados. Caso Davi não tivesse adulterado com Bateseba ele teria chamado Urias para voltar? Não.

Veja só os motivos que levaram Urias voltar, não eram motivos sinceros, eram egoístas, então Davi não mandou que ele ficasse sozinho na linha de frente porque ele deu uma ordem e Urias não obedeceu, mas porque ele temia que Urias e o povo descobrisse seu pecado.

Se teu chefe comete um erro e te da uma ordem de "fachada" mas no fim tem um motivo de esconder algo de errado que ele fez, e você se recusa a faze-lo, e então é demitido, você foi dispensado porque desobedeceu, ou porque o seu chefe estava com más intençoes? Pense nisso.

Luciana disse...

E a primeira vez que ouço diazer ter sido a morte de Urias provocada por rebeldia, e não concordo absolutamente com essa opinião. Urias morreu porque Davi estava em pecado e deseperado para encobrir o que havia feito, mas principalmente, Davi queria arrumar um falso pai para a criança que a mulher de Urias esperava e que era fruto do adultério cometido. Em toda a narrativa, a lealdade de Urias é ressaltada, e a Bíblia atesta o valor desse homem quando afirma que ele pertencia à "tropa de elite" do rei Davi, e não parece que fosse homem velho e sem vigor já que estava na batalha e era soldado ativo do exército de Israel. O que é evidente é a covardia de Davi e a fidelidade de Urias.

Anônimo disse...

Muito bem, tando o pecado de Davi quando a desobediancai de Urias, provacou sua morte. temos aqui dois ensinamentos. O pecado leva a morte. E ser demasiadamente justo tambem.

a morte seria o melhor modo de resolver esse assunto.

Se fosse voçê ha muito tempo longe da sua familia, recebesse a oportunidade de velos vc relaxaria?

Pr. Orismar Araújo.

comoralraiodeluz disse...

Urias ele sim estava sendo com um servo verdadeiro de Deus,
quer dizer se nós que podemos ser sim chamados de homens segundo o coração de Deus,podemos emcobrir nossos pecados, mas é claro que não
Urias fez tudo, certo e com umildade no coração, por isso que o pecado de Davi foi descoberto. para demonstrar que o amor de cristo, supera qualquer pecado, que o homem possa cometer,

menos sobre o espirito santo!

Que Deus Abençoe...!
visite nosso blog
e siga se puder...
comoralraiodeluz.blogspot.com/

diogenes disse...

Realmente, fiquei até triste em ler este artigo, pois vejo em Urias um homem integro e temente a Deus:
E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
2 Samuel 11:11.
Creio eu que Davi deveria estar no fronte de batalha e não em casa olhando para mulher dos outros.
Crentes reflitam no que postam!

DASILVA jm disse...

Sinceros votos ao sr: pastor , que DEUS seja contigo ....sobre teu estudo de Urias porem :::
Deveremos prestar mais atençao nas coisas de DEUS >> HAVIA UM CODICO DE GUERRA E CONDUTA/ETICA dentro das leis do pais/EXERCITO e divinas claro ... e o rei DAVI nao estava acima delas( todo soldado deveria se abster de sexo na epoca da guerra) , ainda que imaginava estar acima da lei .. mas Urias sabia disto , que o rei nao estava acima das leis entao nao foi desobediencia ... nao ir a sua casa ficar com sua esposa , mas sim obedecer a DEUS antes dos homens >> O sr: pastor fez uma belissima observaçao sobre o caso de PEDRO E JOAO diante dos magistrados em at. cap. 04 , porem desfez ao mesmo tempo dizendo ser URIAS desobediente ... Quando na verdade ele estava obedecendo varias leis do pais e de DEUS ..LEMBRAMOS QUE: Nao muitos anos se haviam passado em que o rei SAUL havia se caido Exatamente por imaginar e agir como se estivesse acima das leis .. exemplo : Um certo juiz ou cupula escreve certas leis e fazem juramentos sobre elas : Entao eles estao acima destas leis , (pergunta) ..

se observarmos bem atentamente a coisa foi tao seria que URIAS FOI QUEM ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS.. ver mateus cap. 1 vers. 06 .. O evangelista mateus nao cita BATSEBA , mas cita URIAS , mas intensamente que a DAVI ..
Imagino ser por estas coisas que o salmista em espirito escreveu o SALMO 82 ...sobre as negligencias dos JUIZES e lideres do povo ...
( VOS SOIS deuses , mas morreras como homens ..)

obrigado pela oportunidade de escrever aqui ... QUE O SENHOR JESUS SEJA NOSSA LUZ E REI ETERNO ..

Unknown disse...

A Palavra de Deus nos ensina que abaixo de Deus, a familia é a coisa mais importante. Urias não obedeceu a Deus quando priorizou ser fiel ao seus amigos. Na minha opinião ele deveria primeiro pensar na sua esposa, satisfazer as necessidades dela. Por isso ele morreu, não por causa do pecado de Davi. Se ele tivesse deitado com ela haveria outras formas do pecado de Davi ser descoberto. Essa é minha opinião.

Anônimo disse...

No meu ponto de vista Urias errou quando ele priorizou os amigos de guerra e não a família. Deus nos ensina que a família vem em 1º lugar.
Ele estava muito tempo fora de casa, ele devia ficar com a esposa, mesmo que não fosse a vontade dele, mais ele teria que suprir as necessidades da esposa. Deus teria muitas maneiras de punir Davi pelo pecado dele...

Tito Mendes disse...

Nunca vi tanto equívoco junto, desculpe pastor, reveja sua interpretação. Urias foi justo, ético, temente a Deus e solidário com seus companheiros, morreu por causa dos pecados de Davi, que agiu com sua autoridade pessoal e distante da vontade de Deus.

Anônimo disse...

Desculpe mas dizer que urias é o culpado esta errado né!

Anônimo disse...

Deus colocou Davi como rei, como autoridade sobre Urias, quando ele desobedece uma ordem do rei, ele esta desobedecendo a Deus. Mesmo que ele não concorde com a ordem ele tem que ser submisso. Deus presta conta com o rei e Urias seria recompensado pela sua obediência. Erramos ao não sermos submissos aos nossos líderes.

Clayton Torquato Maurício disse...

Graça e paz do Senhor Jesus Cristo irmã Raquel:

Concordo c/ absolutamente tudo q/ vc postou em seu artigo sobre Urias, Davi e Bate-Seba. E vc ressaltou muito bem a passagem de 1º aos Coríntios 7:5, na qual Paulo adverte os casais a ñ se privarem (sexualmente) 1 ao outro, p/ q/ satanás ñ vos tente.

Nós temos o péssimo costume de taxar Urias como sendo o "santinho" da história, mas Urias tb ñ valeu 1 centavo, pois descumpriu seu dever de marido, e isso fica óbvio na parábola q/ o profeta Natã contou sobre os homem rico e o homem pobre, a qual desmascarou o pecado de Davi.

Devemos prestar muita atenção aos detalhes q/ vc mencionou sobre a parábola:

1- A cordeirinha era comprada, isso nos dá a entender q/ o casamento de Urias e Bate-Seba era 1 casamento arranjado e ñ motivado pelo amor.

2-A cordeirinha fora criada c/ seus filhos e dormia em seus braços, podemos supor q/ o relacionamento de Urias c/ Bate-Seba ñ era de marido e mulher mas sim de pai e filha.

3- Muito embora Urias fosse marido de Bate-Seba, Urias cometeu o grave erro de considerá-la como filha, mesmo q/ a diferença de idade entre eles fosse pequena.

Enfim, muito embora Davi e Bate-Seba tenham cometido adultério, e Davi tenha cometido pelo menos 3 pecados: cobiça, adultério, e assassinato, Urias tb ñ foi nenhum inocente na história.

Deus continue te abençoando ricamente em nome de Jesus.

Anônimo disse...

Graça e paz!
Vejamos por outro ângulo... Se caso Urias tivesse aceitado a ordem de Davi e tivesse ele retornado a sua casa para deitar-se com sua mulher, também não estaria desobedecendo?
Desobedecendo não à Davi, mas sim ao código de conduta,de ética de um verdadeiro e leal soldado do Rei.
Se Urias tivesse deitado com sua mulher e ela o enganasse dizendo que o filho seria dele, quando Davi iria reconhecer seu pecado? Até quando o pecado ficaria encoberto?
A morte de Urias não trouxe consequencias a ele, pois o mesmo está com Deus.
Davi está com Deus também, no entanto, precisou pagar pelo seu pecado com a morte de seu filho.O pecado precisou ser revelado para que Davi caisse em si e reconhecesse que pecou e assim obter perdão de Deus.

Robson Zagabria disse...

Como Assim Rebeldia?
Acaso ele deveria honrar mais a Davi do que a Deus? Davi estava caído, assim como parte da igreja de hoje. Que caída dentro deu seus próprios palácios exigem submissão que estão acima do amar a Deus acima de todas as coisas.
Amado se Urias morreu por conta da Rebeldia quero morrer rebelde. Já leu Mateus 1:6? "Jesse gerou ao rei Davi, e o rei davi gerou Salomão da que foi mulher de urias"
Urias na genealogia de Jesus!!! Fantástico... Irmão está querendo dizer que era melhor Urias ter vivido e compactuado com o pecado de Davi? Irmão se Urias tivesse sido rebelde Davi mesmo o teria matado...
Urias um dos 33 valentes de Davi. Urias foi o cara em Deus.
Hoje Deus chama os Urias, que vão resistir esse sistema religioso caído, de pastores, apóstolos, lideres e cantores gospel que vivem dormindo até tarde em seus palácios, desfrutando DO MELHOR DESSA TERRA, em quanto os campos estão brancos.... É Tempo de Guerra e Urias sabia disso.
Deus abençoe

Minha vida com meus filhos disse...

Misericórdia Pastor você está totalmente errado, nunca vi Urias como um rebelde,ao contrário, vejo ele como um Homem obediente e submisso, rebelde nessa história toda foi Davi querendo encobrir o pecado dele e causando a morte de quem não sabia de nada,Urias era um inocente que só obedecia sem saber o que estava acontecendo.