segunda-feira, 15 de setembro de 2014

BIOGRAFIA MANCHADA


Porquanto Davi tinha feito o que parecia reto aos olhos do Senhor, e não se tinha desviado de tudo o que lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no negócio de Urias, o heteu.” (I Rs. 15:5).

Recentemente li e ouvi muito sobre os escândalos que aconteceram (e ainda estão acontecendo) na política brasileira, e a preocupação que alguns tinham de que algo respingasse no ex-presidente Lula, e a sua biografia fosse manchada. Bem, a Bíblia é a Palavra de Deus, e não esconde os defeitos e os malfeitos dos seus heróis. Quase todos os personagens da Bíblia têm uma biografia manchada. Davi é um deles. A diferença é que eles, ou quase todos eles, se arrependeram. Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o único, depois de Adão (antes de pecar), que nunca cometeu pecado, nem praticou injustiça, e, portanto, nunca precisou se arrepender. Na cultura humana, seja na brasileira, seja na de qualquer outra nação, a regra é “negue sempre, nunca seja réu confesso”. Na cultura da Bíblia, que é a cultura de Deus, a regra é “arrependa-se, confesse, assuma as conseqüências, mas peça misericórdia ao juiz.” O Problema é que agora, o juiz da última instância é Jesus Cristo mesmo. E Ele tem, como o Pai, onisciência, ou seja, Ele sabe se você é culpado ou não, diferentemente do juiz terreno, que depende da confissão do réu, ou de provas robustas, para dar o veredito. Aliás, a palavra grega para confessar, no N.T. é  “homologar”, que significa concordar com o que Deus já decidiu.

Mas vejamos o caso de Davi. Ele cometeu dois pecados, ou crime, pois crime é a transgressão de uma lei humana, e pecado é a transgressão da lei de Deus. O Decálogo, ou Dez Mandamentos, é um resumo da lei de Deus, que alguns dizem que é a lei moral. Pois bem, Davi quebrou ou violou dois mandamentos do Decálogo, que são NÃO MATARÁS e NÃO adulterarás. É a lei de Deus que Davi quebrou, pois mandou matar Urias, para ficar com a mulher dele, Bate-Seba. Durante, pelo menos nove meses, Davi nada fez, que denotasse arrependimento, pois somente quando o profeta Natã veio a ele e o confrontou, é que ele confessou “Pequei contra o Senhor”. (II Sm. 12:13). Deus perdoou o pecado de Davi, mas sabemos que o sofrimento não se apartou mais de sua casa, e que a desgraça se instalou nos seus filhos, pois aconteceram crimes de sangue e de sexo, na família de Davi. Davi se arrependeu, e nunca mais praticou o mal, pois conheceu que o gosto do pecado é doce na boca, mas depois se torna amargo. Mas Deus deu testemunho de Davi, por meio do Espírito Santo, pois diz “Porquanto Davi tinha feito o que parecia reto aos olhos do Senhor, e não se tinha desviado de tudo o que lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no negócio de Urias, o heteu.” Então pecado de homicídio e de adultério, que são crimes contra a vida e contra a família, são pecados contra o ser humano, horizontais, e que estão na segunda Tábua do Decálogo. 

Na verdade, os Dez Mandamentos foram escritos em duas tábuas, sendo que os mandamentos mais importantes foram inscritos na primeira tábua, quatro ou cinco, e os menos importantes, na segunda. Na primeira tábua constavam os pecados contra Deus, e na segunda, contra a ser humano. Davi violou dois mandamentos da segunda tábua.

Mas temos o caso de Jeroboão, filho de Nebate, um dos mais notórios vilões do Antigo Testamento. O profeta Aías disse a ele: 

“E rasguei o reino da casa de Davi, e a ti to dei, e tu não foste como meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que parecia reto aos meus olhos. Antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas...e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.” (I Rs. 14:8-10). 

Ah! Agora a coisa se complicou, pois Jeroboão não adulterou, nem matou ninguém, mas fez uma coisa pior, aos olhos de Deus, embora não o seja aos olhos humanos. Jeroboão quebrou, transgrediu, violou o primeiro mandamento do Decálogo. E na hierarquia dos mandamentos, o primeiro é mais importante do que o sexto e o sétimo, que Davi quebrou. Na verdade foram o primeiro e o segundo, que Jeroboão quebrou. 

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.” (Ex.20:3-5). 
Agora a coisa é diferente, pois Jeroboão não cometeu um pecado horizontal, contra outro ser humano, mas um pecado vertical, contra Deus. É mais grave, e a punição também. Os deuses são outros seres espirituais, que disputam com Deus, a adoração e o serviço dos humanos. Imagem de escultura ou de fundição, ou de qualquer outra natureza, são representações físicas desses deuses. Deus proibiu ter outro Deus, fazer imagem dos deuses, adorá-las e servi-las.  Pois Jeroboão fez tudo isso, e ensinou Israel a fazer. Mas será que o N.T. mantém essa rigidez do Velho(Testamento)? Vejamos. 

“Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (I Ts. 1:9,10). “E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.” (Rm. 1:23).“Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (I Co. 10:14). “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (I Jo. 5:21). 

Então, o N.T.  mantém o pecado da idolatria, e a quebra do primeiro e segundo mandamentos, como graves, pois são pecados de lesa-divindade, pois os crentes do N.T. têm uma aliança com Deus, a quem devem adorar e servir, com exclusividade, com a exclusão de qualquer outro deus. No Antigo Testamento era Israel quem tinha.

Agora vejamos a cultura atual. O diabo é astuto, e engana o ser humano, com relativa facilidade, a não ser que este se apegue à Palavra de Deus. No Brasil de hoje, há uma luta encarniçada dos evangélicos para combater o pecado do homossexualismo, o que está correto, pois o homossexualismo é tipificado como pecado, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, porém é um pecado horizontal, contra o ser humano. Um dos pecados de Davi foi adultério, um pecado sexual, como sexual é o homossexualismo. Outro motivo de luta dos evangélicos, atualmente, é para combater o aborto, o que também está correto, pois é um pecado de sangue, um homicídio, e a lei de Deus diz “não matarás”. 

Porém, devemos lembrar que é um pecado horizontal, contra a criatura, e não contra o criador. Lembre que o outro pecado de Davi foi homicídio, crime de sangue, como também o é o aborto. Mas será que não estamos coando um mosquito, e engolindo um camelo? Será que o diabo, com a sua astúcia, não está nos mantendo ocupados com o menos importante, para não atentarmos no pecado mais importante, que foi o de Jeroboão? Será que ele não está nos mantendo ocupados com os pecados contra a criatura, para não pensarmos no pecado contra o criador, que é mais grave, e tem conseqüências mais severa? Acordemos, meus irmãos! O pecado mais grave é o pecado da idolatria, é o de ter, adorar, e servir outros deuses, no lugar do Deus vivo e verdadeiro. 

Não estou combatendo os católicos, pois eles também são vítimas do nosso inimigo comum, que é o diabo. O Brasil está cheio de idolatria, e uma grande multidão de brasileiros transgride o primeiro e o segundo mandamento do Decálogo, embora não o saiba. O diabo é astuto e não aparece de cara limpa. Ele engana. Tenho diante de mim um livro, escrito por uma distinta e culta senhora, da Bahia, filha legítima de um padre, datado de 1899, cujo título é MITOLOGIA DUPLA, e a autora é ARCHIMÍNIA BARRETO. Numa exaustiva pesquisa, ela prova que a cada santo da igreja católica, equivale a um deus da Roma pagã, com seu Panteão de deuses. Vamos colocar ordem na nossa luta contra o pecado, nos livrando ( e nos arrependendo) primeiro do pecado mais grave, que na verdade, é a causa dos demais, como diz Romanos 1. Tenho certeza que os católicos sinceros reconhecerão essa verdade, como tantos ex-padres já o fizeram, a exemplo do Dr. Aníbal Pereira Reis, de quem me considero discípulo, pois com sua vasta erudição, foi usado pelo Espírito Santo para me ensinar parte do que sei. Ainda o ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque, primeiro convertido da Missão Batista no Brasil, em Salvador, Bahia, em 1882.

Nenhum comentário: