quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ROMANOS CAPÍTULO 1


A Carta de Paulo aos Romanos tem história, pois foi nela que Agostinho, o maior teólogo da igreja, se inspirou, para se converter ao Cristianismo, quando ouviu uma voz que lhe dizia “toma, e lê”. Martinho Lutero, grande reformador Protestante, escreveu um Comentário de Romanos, que ajudou a promover a Reforma Protestante, baseado no tema: Justificação pela fé.  João Wesley, fundador do Metodismo, muito tempo depois, se converteu, quando ouvia alguém lê o comentário de Lutero à Carta de Paulo aos Romanos. Iremos examinar esse primeiro capítulo de Romanos, a fim de destacar alguns tópicos.

1.       “e com poder foi declarado Filho de Deus segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Rm.1:4). A conexão da ressurreição com a filiação divina de Jesus, é o que Paulo está afirmando. Sabemos que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria, e por isso era Filho de Deus. 
“O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso aquele que nascerá será santo e será chamado Filho de Deus.” (Lc.1:35). 
No salmo 2:7 está escrito “Tu és meu filho, hoje te gerei.” Essa Escritura tem gerado  um certo desentendimento, pois dá a entender que Jesus, o Filho de Deus, não é eterno. Mas o que Paulo dá a entender, é que essa Escritura se refere à ressurreição de Jesus. O mesmo apóstolo Paulo repete esse conceito em At. 13:32-35:
 “E nós vos anunciamos as boas novas da promessa feita aos pais, a qual Deus cumpriu para nós, filhos deles, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no segundo salmo: Tu és meu filho, hoje te gerei. E quanto a tê-lo ressuscitado dentre os mortos para nunca mais voltar à deterioração, Deus falou: eu vos darei as santas e fiéis bênçãos de Davi.” 
Assim, Paulo reafirma que o sentido de ser gerado Filho de Deus, foi na ressurreição. Até porque a caverna, onde o corpo de Jesus foi sepultado, simboliza um útero. 
Olhai para a rocha de onde fostes cortados e para a caverna do poço de onde fostes cavados. Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz.” (Is. 51:1,2). 
Apesar de ser Filho de Deus, Jesus estava num corpo mortal, e o corpo mortal era a sua humilhação, pois é frágil, e incompatível com a filiação de um Deus Todo Poderoso. Por isso, só depois da ressurreição, agora com um corpo imortal, Ele se tornou de fato, Filho de Deus. Assim também nós, discípulos de Jesus, somos filhos de Deus, mas a nossa verdadeira filiação também só será revelada depois da ressurreição, quando receberemos um corpo imortal. “Pois sabemos que toda a criação geme e agoniza até agora, como se sofresse dores de parto; e não somente ela, mas também nós, que temos os primeiros frutos do Espírito, também gememos em nosso íntimo, aguardando ansiosamente nossa adoção, a redenção do nosso corpo. Porque fomos salvos na esperança. Mas a esperança que se vê não é esperança; pois como alguém espera o que está vendo? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” (Rm. 8:22-25).

2.       “E, irmãos, não quero que ignoreis que muitas vezes planejei visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido)” (Rm.1:13). A questão que temos de responder é: quem estava impedindo Paulo de visitar a igreja de Roma? E esse alguém pode nos impedir de fazer algo também hoje? Bem, adotando a regra hermenêutica dos Reformadores, a Escritura se explica com a Escritura, e um texto obscuro se interpreta à luz de outro texto mais claro, que trata do mesmo assunto, eis a conclusão: “É por isso que muitas vezes tenho sido impedido de chegar até vós.” (Rm.15:22). “por isso queríamos visitar-vos. Eu, Paulo, quis visitar-vos não somente uma vez, mas duas; contudo, Satanás nos impediu.” Ah! Então era Satanás. Medite nisso. Se Satanás conseguiu impedir o apóstolo Paulo de visitar uma igreja cristã, em outra cidade, ele pode fazer o mesmo hoje. E não era uma cidade qualquer, era a capital do império, e portanto, uma cidade estratégica, nos planos de evangelização do mundo. E se Satanás impediu, era porque seria bom para a igreja a visita do apóstolo. As igrejas e as Agências missionárias podem fazer planos de evangelização mundial, o que, de fato, têm feito, mas se não levar em conta a oposição de Satanás, não haverá sucesso. Porém, o que pode desobstruir o caminho, e remover a oposição de Satanás, é a oração de uma igreja obediente e Deus. Paulo conseguiu, pois ele diz: “Mas, agora, não tendo mais o que me detenha nessas regiões, e tendo já há muitos anos grande desejo de visitar-vos, eu o farei quando for Espanha.” (Rm.15:23,24). E mais à frente, ele diz: “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações em meu favor diante de Deus, para que eu fique livre dos rebeldes na Judéia e par que este meu serviço em Jerusalém seja aceitável aos santos; a fim de que, pela vontade de Deus, eu chegue até aí com alegria e possa recobrar as forças entre vós.” (Rm. 15:30-32). Também o Antigo Testamento confirma este princípio, pois o anjo Gabriel foi detido por Satanás durante vinte e um dias, quando o anjo vinha em resposta à oração de Daniel. 
“Então ele me disse: Não temas, Daniel, porque as tuas palavras foram ouvidas desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te diante do teu Deus, e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e Miguel, um dos maiores príncipes, veio em meu auxílio, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.” (Dn. 10:12,13).

3.       “Dizendo-se sábios , tornaram-se loucos e substituíram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao homem corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis. É por isso que Deus os entregou à impureza sexual...cheios de toda forma de injustiça... os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que praticam essas coisas, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.” (Rm.1:22-32). Tenho ouvido pessoas bem intencionadas dizerem que o maior problema do Brasil é a corrupção. É e não é.  O sentido da palavra “corrupção” veio se tornar no Brasil de hoje “roubar dinheiro público” (e privado). Mas a palavra corrupção é uma palavra bíblica, e seu verdadeiro sentido tem de ser tirado da Bíblia. Na Bíblia, já no princípio da criação, está escrito 
“A terra, porém, estava corrompida diante de Deus e cheia de violência. E Deus viu a terra, e ela estava corrompida, pois a humanidade toda havia corrompido a sua conduta sobre a terra.” (Gn. 6:11,12). 
O sentido literal de corrupção é apodrecer, putrefazer. Mas o sentido moral e espiritual, é a corrupção dos costumes, ou dos bons costumes. Como a revelação é progressiva, o sentido de romanos 1, é mais claro do que de Gênesis. No sentido de roubar dinheiro, este não é o maior problema do Brasil. Mas, o maior problema do Brasil, é quando a corrupção é entendida no seu sentido original. É a corrupção da mente, da razão, do raciocínio, do entendimento, do discernimento espiritual, que leva o ser humano a abandonar o culto ao criador, e voltar-se para adorar e servir a criatura na forma imagem de escultura, ou de fundição, ou mesmo o culto à personalidade, de líderes messiânicos, ou carismáticos, como Hitler foi. Paulo diz “Pois a ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens, que impedem a verdade pela sua injustiça.” (Rm.1:18). “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e substituíram a glória do Deus incorruptível por imagens  semelhantes ao homem corruptível, à aves, aos quadrúpedes e aos répteis.” (Rm.1:22,23). Então, o maior problema do Brasil é a idolatria, patrocinada pela doutrina católica de culto às imagens e aos santos. Veja que Paulo cita como primeira conseqüência a corrupção sexual, na forma de homossexualismo, tanto masculino, como feminino. (Rm. 1:24,26,28). Na sequência, vem uma corrupção generalizada, de toda forma de conduta pecaminosa e ofensiva a Deus, e à sua lei. 
heios de toda forma de injustiça, malícia, cobiça, maldade, inveja, homicídio, discórdia, engano, depravação, intrometidos, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, arrogantes, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, indignos de confiança, sem afeto natural, sem misericórdia.”
 Ufa! É muito pecado. Mas a causa inicial de todos é a idolatria, pois é a quebra do primeiro mandamento do Dez: Não terás outros deuses diante de mim. Não farás imagens. Não as servirás, nem lhe darás culto. É por isso que Deus se ira. Bem, quem avisa amigo é. O juízo descrito em Apocalipse virá, mas ainda há tempo de arrependimento. Depois de descrever os horríveis juízos que acontecerão, Apocalipse conclui: “Os outros homens, que não foram mortos por essas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos; não deixaram de adorar os demônios, nem os ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra, e de madeira, que não podem ver, nem ouvir, nem andar. Também não se arrependeram de seus homicídios, nem de suas feitiçarias, nem de sua prostituição, nem de seus furtos.” (Ap. 9:20,21).

Nenhum comentário: