terça-feira, 9 de setembro de 2014

O LIXEIRO DE DEUS


E sairão, e verão os corpos mortos dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu bicho nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará, e serão um horror para toda a carne.” (Is.66:24).

Toda cidade tem um lixeiro ou lixão, como também é chamado, onde é colocado o lixo da cidade. O lixo é aquilo que não presta mais para nada, que é descartável. O lixeiro é um local imundo, contaminado. No lixeiro ou lixão o fogo nunca se apaga, nem os vermes morrem. De longe você pode ver a fumaça saindo do lugar, mesmo que tenha chovido, e quando você chega perto, verá os vermes se arrastando no meio do lixo. Parece até ironia, se não fosse tão trágico, mas essa é a descrição que a Bíblia faz do inferno. 

Não é por acaso que o último versículo do livro do profeta Isaías, descreve essa cena horrível. O livro de Isaías tem uma particularidade, pois é um resumo de toda a Bíblia. Tem 66 capítulos, e a Bíblia tem 66 livros. O Velho Testamento tem 39 livros, e o Novo tem 27, e o livro do profeta Isaías tem 39 capítulos na primeira parte, e 27 capítulos na segunda. Todo estudioso do Antigo Testamento sabe que há uma diferença entre os 39 capítulos iniciais, e os 27 finais, que até se chegou a cogitar que outra pessoa escreveu a segunda parte. Então, o fato de o livro de Isaías terminar dessa maneira, nos leva para o último livro da Bíblia, o Apocalipse, que também termina de maneira parecida. 
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Ap. 20:15). 
Jesus também advertiu os homens, para não irem para o inferno, por terem cometido pecados. “E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado, do que tendo duas mãos, ires para o inferno para o fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre , e o fogo nunca se apaga.” (Mc. 9:43,44). Ele repete mais duas vezes a mesma expressão, se referindo ao pé e ao olho. A palavra inferno aqui é a palavra grega GEENAN. O mundo dos mortos no Antigo Testamento era chamado de Sheol, no idioma hebraico. Mas a revelação do Antigo testamento era limitada, de modo que os judeus entendiam que o Sheol significava Profundeza, morte, e sepulcro. No Novo Testamento, a revelação se amplia, e podemos entender um pouco mais do assunto. O Sheol do Antigo Testamento passa a ser Hades, no grego do N.T.  Ainda aparece Abismo, no N.T., e Tártaro, que são todos traduzidos por inferno, em português, além de Geenan. 

Entendo hoje que tanto o Sheol, do hebraico, quanto o Hades, Abisson (abismo), Tártaro, são lugares de castigo temporário. Somente em Ap. 19 e 20, pessoas são lançadas no Geenan, que é o lago de fogo, onde o castigo será definitivo. No caso da história do rico e Lázaro, o espírito do rico é lançado no Hade, e ele diz:
 “Pai Abraão, tem misericórdia de mim,  e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.” (Lc.16:24). 
Então tem fogo no Hades. Mas vamos pegar o caso de Satanás, que é um espírito, e que será lançado primeiramente no abismo. 
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e  amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” (Ap.20:1-3). 
Como a profecia é atemporal, veja como Satanás foi recebido no Abismo. 
O Sheol desde o profundo se turbou por ti, para te sair  ao encontro na tua vinda; despertou por ti os gigantes (refaim) (Siom, rei dos amorreus e Og, rei de Basã?), e todos os príncipes da terra, e Fez levantar dos seus tronos  a todos os reis das nações. Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós. Já foi derrubada no inferno a tua soberba com o som dos teus alaúdes; os bichinhos debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.” (Is.14:9-11). 
Satanás foi recebido no Sheol, ou Abismo, ou Hades, assim. Quanto ao fato de os gigantes se encontrarem no Abismo, Isaías ainda diz “os gigantes não ressuscitarão”. (Is. 26:14). Temos, então que são sinônimos, ou seja,  significam o mesmo lugar, no além: Sheol, Hades, Abismo, e Tártaro, e que é um local de castigo temporário. Agora, o lugar do castigo definitivo, é chamado na Bíblia de Geenan, que é o lago de fogo. Jesus mencionou esse lugar em Mt.25:41 
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” 
Quem primeiro Será lançado no Geenan, serão o anticristo e o falso profeta, chamados de besta e falso profeta, em Apocalipse 19:20: 
“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.” 
São dois homens, incorporados por demônios de alta hierarquia, e que não morreram, mas foram lançados vivos no lago de fogo, Geenan. Depois deles, mil anos depois, Satanás, que já tinha sido solto do Abismo, foi lançado no Geenan, também.  
“E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Ap.20:10). 
Segue-se mais dois personagens. 
“E a morte (Tanatos) e o inferno (Hades) foram lançados no lago de fogo; esta é a  segunda morte.  “ (Ap.20:14). 
Estes dois personagens são dois principados de alta hierarquia, Tanatos e Hades, que governavam o mundo dos mortos. Em seguida, os homens reprovados também foram lançados. 
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Ap.20:15). 
Este é o lixeiro ou o lixão de Deus. Quem foi ou será lançado lá, é considerado lixo, por Deus. Para os anjos, não há mais remédio, mas para os humanos, ainda há tempo de evitar de ir para lá, como lixo da cidade de Deus. Basta se arrepender de seus pecados, mediante confissão, e se tornar discípulo de Jesus, o Messias.

Nenhum comentário: