quarta-feira, 17 de setembro de 2014

TODOS FALAM EM OUTRAS LÍNGUAS?


TESE PENTECOSTAL E NEOPENTECOSTAL: Todos falam em outras línguas, ou as línguas são a evidência inicial e física,  a única evidência,   do Batismo no Espírito Santo.

TESE ALTERNATIVA: nem todos falam em outras línguas, e as línguas não são a única evidência do Batismo no Espírito Santo. 

Vamos examinar a Bíblia.

No Antigo Testamento a profecia era o sinal de que alguém havia recebido o Espírito Santo:

1.       Nm.11:25 “Então e Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e tirando do Espírito que estava sobre ele (Moisés) , o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais.”

2.       Saul profetizou por um espírito maligno: “E aconteceu ao outro dia que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa.” (I Sm. 18:10). Por isso o N. T. manda por a profecia à prova. “Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.” (I Co.12:3). “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus.” (I Jo. 4:1).

3.       I Sm. 19:20 “o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.”

4.       I Sm. 19:23 “e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele (Saul), e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.”

O N.T. segue o mesmo padrão do Velho:

1.       Lc. 1:41 “e Isabel foi cheia do Espírito Santo, e exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.”
2.       Lc. 1:67 “E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito...”
3.       Lc. 2:25-38 Simeão e Ana.
4.       At. 19:6 “...veio sobre eles o Espírito Santo...e profetizavam.”
5.       At. 10:44-46 “caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra...porque os ouviam magnificar a Deus.”

AS LÍNGUAS
A primeira referência às línguas é Isaías 28:11 “Pelo que por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo.” Esta profecia é citada por Paulo em I Co. 14:21 “Está escrito na lei: por gente doutras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim não me ouvirão, diz o Senhor.” O contexto dos dois textos, é Deus se queixando da desobediência de Israel, como diz o profeta Ezequiel: “E disse-me: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras...Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim: porque toda a casa de Israel é de rosto obstinado e dura de coração.” (Ez. 3:4, 7). Deus falando no vernáculo, por meio dos profetas, Israel não quis ouvir. Agora Deus promete falar com “este povo” (Israel), não mais no vernáculo, mas por língua de um povo estrangeiro, que, normalmente, Israel não entenderia. Paulo diz que as línguas são um sinal para os descrentes ou infiéis (do povo de Israel). Um sinal aponta para algo que Deus quer comunicar, e reforçar, com uma manifestação sobrenatural, para provar  que é Ele mesmo quem está falando. Em Mc. 16:17,18 “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios, falarão novas línguas...e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Então exorcismo, glossolalia, e cura, são sinais que deverão acompanhar a pregação do Evangelho. Curar pessoas de enfermidades e libertar dos demônios, é aceitável em qualquer nação. Mas somente os judeus tinham a promessa de Is.28:11, para comprovar que Deus estava mesmo naquilo. Todos os milagres são sinais, bem como todos os dons espirituais. O milagre contido nas línguas é alguém falar um idioma que nunca estudou, ou entender uma língua que nunca aprendeu. No dia de pentecoste os apóstolos falaram em idiomas que não sabiam, aos  ouvintes das  várias nações presentes em Jerusalém no dia de pentecoste. Será que as línguas são um sinal para os judeus descrentes? Vamos ver.

1.       At. 2:1-5 no dia de Pentecoste só havia judeus religiosos como ouvintes.

2.       At. 8:1-25 Os samaritanos não são judeus, e foram batizados por Filipe, mas só receberam o Espírito Santo pelas orações e imposição de mãos dos apóstolos Pedro e João. Mas as línguas não são mencionadas.

3.       At. 10:44-46 Os gentios da casa de Cornélio também não eram judeus, mas ali as línguas são mencionadas, quando eles receberam o Espírito Santo. Acontece que as línguas ali não foram sinal para os gentios, mas para os judeus. “Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios, pois os ouviram falando em línguas e exaltando a Deus.” Pronto, o sinal tinha cumprido o seu papel, pois os judeus convertidos, por causa do sinal, reconheciam que essa obra era de Deus, que estava aceitando os gentios no seu reino.

4.       At. 19:1-8 “Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar. Eram ao todo uns doze homens. Paulo entrou na sinagoga e ali falou com liberdade  durante três meses, argumentando convincentemente acerca do reino de Deus.” (v. 6-8). As línguas novamente foram faladas na presença de judeus, para reconhecerem o sinal de que era Deus quem estava agindo.

5.       I Co. 12:7 “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.” Tanto o dom “variedade de línguas” como a “interpretação das línguas” são sinais sobrenaturais de que Deus está no negócio. Mas não são somente esses, porém todos os demais dons são sinais sobrenaturais de que Deus está presente, pois cada um dos dons são a “manifestação do Espírito Santo”. Porém, as línguas são um sinal para os judeus, por causa de Is.28:11.

6.       I Co. 12:30 “Tem todos o dom de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos?” É claro que a resposta que o apóstolo deixa subentendida é um sonoro Não. E não vamos pensar que as línguas referidas aqui, são diferentes das faladas no dia de pentecostes, pois “variedade de línguas” é o que temos aqui, e variedade de línguas é o que aconteceu no dia de pentecostes.

Nenhum comentário: