terça-feira, 30 de setembro de 2014

ROMANOS CAPÍTULO 2 - O Verdadeiro Cristão


Os judeus e os cristãos caíram no mesmo erro, que é o de confundir a religião exterior com a interior. Os judeus receberam a circuncisão, por meio de Abraão, e a lei, por meio de Moisés, no Monte Sinai. Com a circuncisão e a lei, símbolos da aliança com Deus, se acharam melhores do que os outros povos, que eram incircuncisos e sem lei. 

Em Rm. 2, Paulo fala da lei, e está se referindo aos Dez Mandamentos, pois diz “Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?” (Não furtarás). (Rm.2:21).  E “Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras?” (Não adulterarás). (Rm.2:22). E, “Tu, que abominas os ídolos, mas lhe roubas os templos?” (Não farás para ti imagem...). (Ex.20:4; Rm.2:22). 

Ou seja, os judeus, que tinham a circuncisão e a lei de Deus, representada nos Dez Mandamentos, furtavam, adulteravam (Segunda Tábua), e se envolviam com a adoração de imagens de escultura (Ídolos) (Primeira Tábua). Paulo diz, então, que os gentios (os não judeus), que não tinham, nem a circuncisão nem a lei escrita, e que não furtavam, nem adulteravam, nem se envolviam com ídolos, estavam em melhores condições diante de Deus, do que os judeus que faziam tais coisas. Paulo diz que “a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas , se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.” (Rm.2:25). 

Para o judeu, a maneira de entrar em aliança com Deus, era por meio da circuncisão, nos meninos somente, no oitavo dia do nascimento. Abraão foi circuncidado com noventa e nove anos, e Ismael, seu filho, com treze. (Gn.17:24,25). Com essa prerrogativa, os judeus se descuidaram de cumprir  a lei, achando que estavam isentos, por causa da circuncisão. 

No Novo Testamento, a aliança com Cristo se faz por meio do batismo. O que a circuncisão era para o judeu, o batismo é para o cristão. Porém, uma coisa é entrar no reino de Deus, outra bem diferente é viver nele como cidadão responsável e cumpridor de suas leis. Sabemos que para entrar no reino de Deus é por meio do batismo, precedido de arrependimento e confissão, mas isso é só a entrada. Para viver dentro do reino, é preciso guardar as suas leis, os Dez mandamentos. É claro que o entendimento dos Dez Mandamentos é diferente do que os judeus pensavam. 

Jesus disse “Qualquer que atentar numa mulher para cobiçar, já adulterou.” E o ódio ao irmão já é homicídio. Amor ao dinheiro é idolatria. Os judeus entraram no reino, por meio da circuncisão, mas se descuidaram de cumprir as leis do reino. Os cristãos fizeram a mesma coisa. Entraram no reino por meio do batismo, e se descuidaram de cumprir as leis do reino. Paulo diz em Rm. 2:28, 29 
“Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.” 
Se a circuncisão na carne não valia, mas a do espírito, o batismo do corpo também não vale, mas o do espírito. É sendo batizado no espírito, e vivendo cheio do Espírito de Deus, que poderemos cumprir a lei de Deus, ou a lei do reino de Deus. 
“Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar da carne pecaminosa.” (Cl. 2:11). 
Paulo está advertindo aos judeus e cristão, que não confiem numa religião de aparência, do exterior, dos ritos exteriores da religião, como a circuncisão, o batismo, a posse das Escrituras, e toda uma herança, tanto judaica, quanto católica, ou protestante, sem a divida realidade interior, do coração, do espírito. 

Todas essas coisas são importantes, desde que sejam acompanhadas pela realidade interior, que se manifesta numa vida de verdadeira piedade. Jesus resumiu a lei e os profetas em dois Mandamentos: 
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. E amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.” (Mt.22:37-40). 
Paulo resumiu mais ainda: 
“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Gl. 5:14). 

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros, porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito, Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Rm. 13:8-10). 

Então judeus e cristãos, devemos viver dentro do reino de Deus praticando essa lei.

Nenhum comentário: