quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A ESTERILIDADE DE REBECA


          Rebeca era mulher de Isaque, que casou com ela quando ele tinha quarenta anos de idade, sendo que ela era estéril. 
“era Isaque de quarenta anos, quando tomou por esposa a Rebeca,  filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu.  Isaque orou ao Senhor por sua mulher,porque ela era estéril; e o Senhor lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.”(Gn. 25:20,21). 
        Essa família era de oração, pois quando Rebeca sentiu que os filhos gêmeos lutavam no seu ventre “consultou ao Senhor” que lhe respondeu. (Gn. 25:22,23). Eles procuravam a solução de seus problemas na oração. Se fosse hoje, Isaque teria levado sua mulher a uma clínica de fertilização, e Rebeca teria feito uma ultrassonografia para saber o que havia no seu ventre. 

            Será que a ciência e a tecnologia estão diminuindo a nossa dependência de Deus? Deus diz para Rebeca: “Duas NAÇÕES  há no teu ventre, dois  POVOS nascidos de ti se dividirão” (Gn. 25:23). O apóstolo Pedro diz para a igreja: “Vós, porém, sois raça eleita,  sacerdócio real, NAÇÃO  santa, POVO de propriedade exclusiva de Deus” (I Pe.2:9). 

           A Bíblia diz que Isaque tinha quarenta anos quando tomou por esposa a Rebeca. (Gn.25:20). Não é de estranhar,  pois também diz a idade de Esaú, quando casou. “Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu” (Gn.26:34). A Bíblia, porém,  não diz com que idade Esaú teve filhos, mas diz a idade de Isaque quando teve filhos (gêmeos).  “Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhos deu à luz”(Gn. 25:26b).  Já que ele casou com quarenta, Isaque orou durante vinte anos para que sua mulher concebesse. O motivo de Deus ter revelado o tempo que Isaque orou para que sua mulher desse filhos, é  uma lição para a igreja, de que a esterilidade deve ser curada com oração, mas Deus se reserva o direito de decidir o tempo da resposta. A igreja deve orar, mas sabendo que Deus responderá quando Ele quiser, e não quando nós quisermos. 

            Em Daniel 10, a resposta da oração do profeta demorou vinte e um dias, em virtude da oposição que o anjo de Deus recebeu do príncipe do reino da Pérsia.  Coisas acontecem no mundo invisível que nós não sabemos,  para que as nossas orações sejam respondidas.  No dia de Pentecoste a igreja vinha orando durante dez dias, quando o Espírito Santo foi derramado, e cerca de três mil filhos nasceram. 

             No caso de Isaque foram dois filhos,  neste caso quase três mil, porque nascimentos espirituais não dependem das limitações do corpo físico. Algum tempo depois a resposta à oração foi imediata, porque o Espírito Santo foi derramado na hora. “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.” Mas fica a lição, a responsabilidade da igreja é orar, a de Deus é derramar o Espírito Santo, e só então a igreja tem autoridade para evangelizar, e Deus também decide a hora de “acrescentar” os filhos para o crescimento. 

Um comentário:

fabi arantes disse...

Muito bom.

Tenho pensado muito sobre isso. Muitas pessoas, não têm mais esperado em milagres,nem em Deus, que pode fazer todas as coisas (tudo é possível ao que crer-Mc 9-24) querem fazer do seu proprio Jeito, não deixam Deus Deus verdadeiramente sabe de todas as coisas. Há coisas que podemos fazer, outras, somente devem vir através de milagres. Já vi este milagre acontecer.
Fabiana