segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O SUBSTITUTO DE JUDAS


               Embora haja outros apóstolos além dos doze originais (“Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo...”)(At. 14:14), os doze de Jesus são um grupo especial, pois seus nomes aparecem nos doze fundamentos da muralha da nova Jerusalém, assim como os nomes dos doze patriarcas aparecem nas doze portas da mesma cidade. 

               Qual será o nome que está lá no lugar do de Judas? Eu creio que é o do apóstolo Paulo. O fato de Pedro ter providenciado o substituto de Judas por sorteio, nada significa, pois foi como se dissesse “se der cara é José, se der coroa é Matias”. Deus não teve nada a ver com isso. Foi excesso de iniciativa de Pedro. Devia ter esperado por Jesus, pois assim como Ele escolheu pessoalmente cada um dos apóstolos, foi ao encontro de Saulo, no caminho de Damasco, e o convocou para ser apóstolo no lugar de Judas. 

                 Para entender a questão dos apóstolos, temos de lembrar da lei da primogenitura,  que permeia todo o Antigo Testamento. O filho mais velho era o primogênito e tinha direito à porção dobrada da herança, além de ter a autoridade da liderança. O filho mais novo era o oposto do primogênito, por assim dizer, era o último que falava e o primeiro que apanhava. 

          Porém, várias vezes essa lógica foi mudada, pois Eliabe era o primogênito de Jessé, mas foi Davi, o mais novo, quem se tornou rei. Esaú era o primogênito de Isaque, mas foi Jacó, o mais novo, quem herdou a Bênção. Rúben era o primogênito de Jacó, mas foi José, por meio de seu filho mais novo, Efraim, quem herdou a bênção, embora Manassés fosse o primogênito de José. (Gn. 48:14; I Cr. 5:1,2). 

                   O mesmo princípio é mantido no N.T. , pois sabemos que Pedro era o primogênito dos apóstolos. “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: “Primeiro, Simão, por sobrenome Pedro...” (Mt.10:2). Na seqüência há uma hierarquia decrescente de ordem de autoridade espiritual. O mais novo, o último nome mencionado nessa lista é o de Judas, o de menor autoridade. É interessante que Paulo afirma a respeito de si mesmo “Porque eu sou o menor dos apóstolos...”(I Co. 15:9). “Menor” nesse caso é uma expressão técnica, e tem a ver com a lei da primogenitura e da menoridade, ensinadas no Antigo Testamento. Mas como no caso de Eliabe e Davi, o menor se tornou maior do que o primogênito, pois certamente Paulo foi maior do que Pedro, como apóstolo. 

              Na verdade, Jacó teve doze filhos de suas quatro mulheres, nos capítulos 29 e 30 de Gênesis. Só que havia um problema, um dos filhos era uma mulher, Diná, filha de Lia.(Gn. 30:21). Somente no capítulo 35 de Gênesis, nasce o décimo segundo filho de Jacó, muito tempo depois do nascimento de seus irmãos, e sua mãe morre desse parto. Agora esse Benjamin é o menor, enquanto Rúben é o primogênito de Jacó. É interessante que Paulo diz a respeito de si mesmo “depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.” (I Co. 15:8). É interessante também que Paulo era da tribo de Benjamin, o menor dos filhos de Jacó. Rúben perdeu a primogenitura quando pecou, se deitou com Bila, concubina de seu pai. (Gn.35:22). 

                 Será que Pedro perdeu a primogenitura quando negou a Jesus, ou quando não creu na revelação que Deus lhe deu, de que os gentios estavam incluídos no Evangelho? (Mt. 26:66-75; At. 10; Gl.2:11, 12) “Quando, porém, Cefas veio a Antioquia,  resisti-lhe na cara, porque era repreensível. Com efeito,  antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão.” Paulo é o substituto de Judas, e seu nome está em um dos fundamentos da muralha da nova Jerusalém, não se fala mais de Matias. 

Nenhum comentário: