segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A GRANDE TRIBULAÇÃO E A IGREJA


          Tribulação é sofrimento, aflição, angústia, e grande tribulação é um período em que isto acontecerá com maior intensidade. 

           Veja isto “achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos,  em particular, e lhe pediram...E ele lhes respondeu...Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome”(Mt. 24:3,4, 9).  E “porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais”(Mt.24:21). Quase toda a igreja tem sido ensinada que a igreja não passará pela Grande Tribulação. É um grande engano, pois a igreja passará sim. 

       Esse erro deriva da falta de entendimento de alguns princípios de interpretação da Bíblia. O primeiro deles é deixar de fazer distinção entre a cosmo visão do Antigo Testamento e do Novo. Observe que os heróis do Antigo testamento normalmente recebem livramento físico e acabam bem. É o caso de Daniel na covas dos leões, dos três jovens na fornalha de fogo, de José terminando no trono do Egito. Mas os heróis do Novo Testamento raramente  recebem livramento, e geralmente acabam mal. É o caso de Jesus, João Batista, e os apóstolos, que são todos martirizados, com exceção do apóstolo João. 

            A filosofia do Antigo Testamento parece ser  “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl. 34:7), mas a do Novo parece ser  “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap. 2:10). Outro erro que os intérpretes cometem é deixar de fazer distinção entre tribulação e juízo de Deus. Tribulação, normalmente, são os inimigos de Deus perseguindo povo de Deus, enquanto que juízo de Deus é o castigo de Deus sobre aqueles que perseguiram o seu povo. É o caso de Herodes Agripa I, que matou o apóstolo Tiago à espada, e depois foi morto por um anjo de Deus. (At.12:1,2,23). 

               A igreja toda, constituída de judeus e gentios, será perseguida pelo anticristo e pelo falso profeta, e serão, quase todos, martirizados, antes de Jesus voltar. Após a ressurreição dos justos, a transformação dos vivos, e o arrebatamento da igreja (ICo. 15:51,52; I Ts. 4:16,17), começará o juízo de Deus sobre as nações, como castigo pela maneira como trataram o povo de Deus.  Veja o que Jesus diz em Mt.24:29 “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá,  a lua não dará a sua claridade, e as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.” O capítulo 16 de Ap. apresenta esses castigos em forma de sete taças, que são semelhantes às dez pragas do Egito. “Ide e derramai pela terra as sete taças da cólera de Deus...e ocorreu grande terremoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra...também desabou do céu sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento...” (Ap.16:1,18,21). 

               A igreja vai sofrer perseguição e martírio no corpo, mas será salva, e herdará a vida eterna. Os outros, pois não há neutralidade, quem não é a favor é contra, sofrerão a vingança de Deus, no corpo, e serão lançados no inferno. “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está  para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”(Ap.2:10).

Nenhum comentário: