sábado, 12 de setembro de 2015

A MEDIDA DE DEUS


"porque não se encheu ainda a medida da iniquidade dos amorreus" Gn. 15:16b.
 
          Deus tem uma medida de iniquidade para cada nação, grupo de pessoas, e pessoa. Quando essa medida se enche, o juízo acontece. No caso dos amorreus, que era uma das nações cananéias, representativa dos povos cananeus, essa medida não estava ainda cheia, no tempo de Abrão e Abraão. Porém, no tempo de Josué essa medida já estava cheia, e Josué com o exército de Israel, foi o instrumento de Deus para executar o juízo. A terra de Canaã estava contaminada de ponta a ponta de iniquidade, através de espíritos imundos, que eram adorados por meio de representações físicas, esculpidas em madeira e em pedra, os chamados ídolos. 

       Aliás, iniquidade é sinônimo de pecado e transgressão, e não coisas diferentes, como tenho ouvidos alguns ensinarem. A iniquidade corrompe os bons costumes e a moral. O Novo Testamento toca nesse assunto ao dizer que os judeus encheram a sua medida de pecados. "de modo que enchem sempre a medida de seus pecados; mas a ira caíu sobre eles afinal" (I Ts. 2:16). 

          É o rabino Shaul quem diz que os pecados dos judeus daquela época foram: mataram o Senhor Jesus e os profetas, perseguiram os apóstolos, e impediram que o Evangelho fosse pregado aos gentios. Algum tipo de castigo sobreveio aos judeus daquela época, como retribuição de Deus, pelo enchimento da medida de seus pecados. O Brasil também é uma nação, e não sabemos se já encheu a medida de seus pecados, mas sabemos que se isso acontecer, um castigo nos sobrevirá, pois Deus não faz acepção de pessoa nem de nação. O mundo, planeta Terra, kosmo, também tem uma medida de iniquidade que se for cheia, trará o juízo de Deus sobre todo o mundo. Isso aconteceu com o mundo antediluviano, o mundo de Noé. Um tsunami de proporções globais assolou todo o mundo, sendo salva só a família de Noé, oito pessoas. Cada cidade tem uma medida de pecados, que, se for cheia, trará o juízo de Deus. É ocaso de Sodoma, Gomorra, Zeboim, Admá e Belá. Foi um juízo com fogo e morreram todos, menos Ló e suas duas filhas,porque eram da família de Abraão, o amigo de Deus. Cada pessoa tem uma medida de iniquidade, que se for cheia, trará juízo sobre si. É o caso de Herodes Agripa I, que foi ferido por um anjo de Deus, e morreu comido de vermes. (At. 12:23). Nós não temos controle sobre a cidade, sobre a nação, nem sobre o mundo, mas podemos controlar a nossa medida de iniquidade. Devemos vigiar para não deixá-la transbordar.

          Mas a recíproca também é verdadeira, Deus tem uma medida de obediência, que quando for cheia trará a bênção de Deus. No caso do casamento em Caná da Galiléia, Jesus deu três ordens, que quando foram obedecidas, a água foi transformada em vinho. (Jo. 2:1-12). As ordens que Jesus deu foram as seguintes: 1. Enchei de água as talhas; 2. Tirai agora; 3. Levai ao mestre-sala. A resposta dos servos a essas ordens foram: 1. E eles as encheram totalmente; 2. Tiraram imediatamente; 3, Levaram ao mestre-sala. Eles o fizeram. Depois disso, o milagre aconteceu, a água foi transformada em vinho. No caso do homem da mão ressequida aconteceu o mesmo. Jesus deu três ordens ao homem: 1. Levanta-te. 2. Vem para o meio. 3. Estende a mão. A respostas do homem foi: "Ele assim o fez, e mão lhe foi restaurada." (Lc.6:6-11). No caso dos dez leprosos que Jesus curou aconteceu o mesmo.Jesus deu um comando: "Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados." (Lc. 17:14). 

                  Deus tem uma medida de pecados, que se for cheia, trará juízo; tem também uma medida de obediência, que, quando for cheia, trará uma bênção. Escolha você que medida irá encher. É causa e efeito.                

Nenhum comentário: