segunda-feira, 21 de setembro de 2015

COMO ATRAIR AS MULTIDÕES


          Jesus estava sempre cercado de multidões, como Mateus registra: “numerosas multidões o seguiam” (Mt.4:25b), e “Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte” (Mt. 5:1) e ainda “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina”(Mt.7:28). Os seus discípulos se aproximaram dele, e ele passou a ensiná-los. Nesse ensino, creio eu, Jesus revelou como atrair as multidões. Fazer discípulos que tenham o caráter das bem-aventuranças.

1.       Humildes de espírito – Mt. 5:3 – não é humildade material, pobreza, mas humildade do coração, no espírito, como Jesus era “sou manso e humilde de coração”(Mt.11:29).

2.       Os que choram – Mt.5:4 – serão consolados no céu “E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap. 7:17b).

3.       Os mansos – Mt.5:5 – herdarão a terra quando Jesus voltar “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro” (Ap.2:26,27) e, “terás autoridade sobre dez cidades...Terás autoridade sobre cinco cidades”(Lucas 19:17-19).

4.       Os que tem fome e sede de justiça – Mt.5:6 – serão fartos em outro mundo. “Nós,  porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (II Pd.3:13).

5.       Os misericordiosos – Mt. 5:7 – alcançarão misericórdia no dia do juízo. “Conceda o Senhor misericórdia  à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas; antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar. O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor. E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso” (II Tm. 1:16-18).

6.       Limpos de coração – Mt. 5:8 – verão a Deus no final. “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela (a nova Jerusalém), estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está  o nome dele”(Ap.22:3,4).

7.       Pacificadores – Mt.5:9 – serão chamados filhos de Deus quando Jesus voltar. “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus...E não somente ela (a criação), mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo” (Rm. 8:19, 23).

8.       Perseguidos por causa da justiça – Mt.5:10 - o reino dos céus será deles quando Jesus voltar. “Vinde, benditos de meu Pai!  Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt. 25:34).

9.       Perseguidos por causa de Jesus –  Mt.5:11,12 – receberão o galardão quando Jesus voltar. “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”

                 Quando a igreja fizer discípulos com esse caráter, esperando a recompensa e o livramento para quando Jesus voltar, atrairá as multidões. 

Nenhum comentário: