quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A IGREJA NÃO PODE CALAR


“Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento...” (Et. 4:14).
          A situação do tempo de Ester é semelhante a que a igreja brasileira vive hoje, em relação ao Brasil. Israel estava sob um decreto de morte e extermínio. Todos os judeus deveriam ser mortos, por força de um decreto real. Só quem poderia mudar a situação era o rei Assuero. E só quem poderia interceder junto ao rei era Ester, que era sua esposa. 

      No caso do Brasil, que vive uma de suas maiores crises econômicas e políticas de sua história, só quem pode mudar a situação, é aquele que disse “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt.28:19). A Ester do Brasil é a igreja, que é a noiva, a esposa do Cordeiro, que é Jesus. (Ap.21:9b). Se Ester se calasse, a nação, provavelmente, pereceria, a não ser que Deus levantasse socorro de outra parte, mas a sua omissão de lhe traria castigo. Mas Ester não se calou. Ela foi falar com aquele que poderia resolver a situação, em favor de seu povo. Mas, antes de falar com o rei, Ester solicitou um jejum de todos os judeus de sua cidade, e ela também jejuou. Foi um dos jejuns mais radicais que a Bíblia registra. Três dias e três noites, sem comer e sem beber, nem de dia nem de noite. Isso não é fácil, mas para doença grave, o remédio é amargo. 

A igreja brasileira pode ajudar a nação, se colocando, como Ester fez, diante de Deus, em intercessão, orando. Não é hora do ativismo religioso, mas de a igreja se colocar diante de Deus, em intercessão qualificada por meio da contrição e da humilhação, como fez Ester. A igreja não pode calar, mas não é hora de falar com os homens, mas com Deus. O profeta Isaías dá essa mesma orientação, dizendo: 
“ Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis” (Is.62:6). 
O profeta Ezequiel diz o mesmo: 
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.” (Ez. 22:30). 

A igreja não vai ajudar o Brasil, falando com os homens, pois é a hora de falar com Deus, o único que pode resolver a situação. O diabo não está nem aí para o ativismo da igreja, seja de que tipo for. O ativismo que tem eficácia hoje , é a atividade da oração. A igreja não pode calar nem deixar de falar com Deus, pois esta é a sua missão. Mardoqueu disse a Ester que ela e casa de seu pai pereceriam, se ela se calasse. Se a igreja se calar hoje, pode lhe acontecer algum mal. Jesus disse “Vigiai, pois, a todo tempo, orando”(Lc. 21:36). Pedro disse “portanto sede sóbrios e vigiai em oração” (I Pd. 4:7). 

Na vida da igreja tem hora de agir e tem hora orar, ou seja, pedir pra Deus agir. O mundo sem Deus só age ou pede a quem não pode salvar. Ester venceu pela intercessão, não se calando, mas falando com o rei Assuero. A igreja pode também vencer pela oração, não se calando diante de Deus, embora possa se calar diante dos homens.    

Nenhum comentário: