domingo, 11 de outubro de 2015

COMO SERÁ A VIDA NO MILÊNIO


          A doutrina do Milênio está em Apocalipse 20:1-7. Em grego,  a palavra mil é kília, a doutrina do Milênio é kiliasmo, e os aficionados a esta doutrina são chamados de kiliastas. 

          Creio num milênio literal, quando Jesus estará reinando no trono de Davi, em Jerusalém, assessorado pela igreja, esta já com o corpo imortal.
 “Deus, o Senhor,  lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lc.1:32,33).
 As condições que prevalecerão na terra, durante o milênio,  estão descritas em várias partes da Bíblia. “Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.” (Habacuque 2:14). Muitos pensam que esta condição será resultado da ação evangelística e missionária da igreja na terra,  mas não será. Será, sim, resultado da vinda do Senhor Jesus Cristo, com todos os seus anjos. (Ap. 19:11-16). 

O mesmo texto de Habacuque está em Isaías: “porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor,  como as águas cobrem o mar.” (Is.11:9).  Porém, os versículos que vêm antes,  descrevem com clareza de detalhes, como será a vida na terra durante o milênio, lembrando que Satanás estará preso no abismo, e que haverá muita paz nesse tempo. 
“O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá  palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.” (Is. 11:6-8). 
Já no final de sua profecia, Isaías repete este mesmo ensinamento, como que para nos lembrar de sua importância. “O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.” (Is. 65:25). 

Pode parecer estranho que isto aconteça, pois nós nascemos neste mundo amaldiçoado, cheio de perigos, e não lembramos mais de como era a terra, antes da maldição. Como Isaías fala da comida da serpente, lembremos como Deus amaldiçoou-a, logo depois do pecado. “rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida” (Gn.3:14). Não sabemos que forma a serpente tinha,  antes da maldição. Dizem alguns estudiosos que ela tinha asas e voava, mas que, depois da maldição,  foi reduzida à forma primitiva de um verme rastejante. Deus amaldiçoou a terra por causa de Adão, “maldita é a terra por tua causa...ela te produzirá espinhos e abrolhos” (Gn.3:17,18).  Não sabemos como  era a vida na terra antes da maldição, causada pelo pecado. Sabemos que a natureza do homem mudou, pois logo em seguida, Caim matou perversamente seu próprio irmão, Abel. (Gn.4:8). 

É lógico que a natureza dos animais também mudou para se tornar predadora, sendo que antes,  eles eram meigos e herbívoros. Mas, no milênio, as coisas mudarão, pois Isaías também diz, 
"Não haverá mais nela criança para viver poucos dias,  nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.” (Is.65:20).  
Adão viveu 930 anos,  Jarede 962,  Matusalém 969, Noé 950, Abraão 175, Isaque 180, Jacó 147 anos. Esses anos foram literais. A Bíblia diz, anos de doze meses, meses de trinta dias, dias de vinte e quatro horas. Esse tempo vai voltar. 

Nenhum comentário: