terça-feira, 6 de outubro de 2015

ADORAÇÃO NÃO É LOUVOR


         É impressionante como a igreja se desvia da Palavra de Deus, a Escritura, a Bíblia, e segue irracionalmente a tradição humana. A esse respeito, Jesus repreendeu os judeus de sua época: “E, assim, invalidastes a Palavra de Deus,  por causa da vossa tradição. Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” (Mt.15:6-9). 

O Saltério Hebraico, o nosso livro dos salmos, está recheado da expressão “louvai ao Senhor!” Somente  no salmo 150, o último salmo, essa expressão está registrada onze vezes. Não diz “adorai ao Senhor”, porque adoração não é louvor. Na cura de um leproso por Jesus, Mateus registra  “adorou-o” (Mt.8:2);  Marcos registra “de joelhos” (Mc.1:40); e Lucas “prostrando-se com o rosto em terra” (Lc.5:12). 

Na verdade adoração significa levantar as mãos, inclinar-se, ajoelhar-se, ou prostrar-se, diante de um oponente, que quer dizer render-se, desistir de lutar, entregar-se, levantar a bandeira branca, e se disponibilizar a fazer o que o vencedor mandar, na condição de um escravo.  Um exemplo disso está no livro de Josué, quando os moradores da cidade de Gibeão  se renderam a Josué, e disseram: “Eis que estamos na tua mão; trata-nos segundo te parecer bom e reto...Naquele dia,  Josué os fez rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação e para o altar do Senhor, até ao dia de hoje,  no lugar que Deus escolhesse.” (Js. 9:25,27).  

Na tentação de Jesus, o diabo mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e disse-lhe: “Tudo isso te darei, se, prostrado, me adorares. Então,  ordenou-lhe Jesus: Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Portanto, adorar é servir, e adorar a Deus, é servir ao Deus que você escolheu, ou melhor, que escolheu você. No caso dos gibeonitas, o servi co era tirar água e rachar lenha para Deus e para o povo de Deus. 

No caso dos cristãos, que se renderam a Jesus, adoração, ele determina o serviço que devemos prestar para ele, que é também chamado de culto, de forma que culto e serviço são sinônimos. Sabemos que para se fazer qualquer serviço, o empregador (ou Senhor) submete o empregado (ou escravo) a um curso (ou treinamento). Como Deus é Deus e Jesus é o seu Filho, antes mesmo do treinamento, ele nos capacita com a habilidade concernente ao serviço que devemos realizar para ele, que são os dons espirituais. (I Co. 12). O apóstolo Paulo, quando foi vencido por Jesus, no caminho de Damasco, fez duas perguntas: “Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (At. 9:5) e “Que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo que te é ordenado fazer” (At. 22:10). 

Tenho ouvido ministros da área de música da igreja, dizer que Deus não procura pastores, nem evangelistas, mas adoradores.(Jo. 4:23). É verdade, mas adoradores são todos os que servem a nosso Senhor  Jesus Cristo em qualquer modalidade de serviço que ele determinou, por meio dos dons espirituais, inclusive na área da música. Os músicos são louvadores, porque adoradores somos todos nós.

Nenhum comentário: