segunda-feira, 5 de outubro de 2015

AS DUAS TESTEMUNHAS


“Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias” (Ap.11:3).

          Quem são as duas testemunhas?  Elas tem as características de Elias. “Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem” (Ap.11:6). Também têm as características de Moisés. “Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue,  bem como para ferir a terra com toda a sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem” (Ap.11:6).  Lembremos que Jesus disse:  “vós sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At.1:8).  Jesus disse isto ao onze apóstolos, representando toda a igreja. 

Então, as duas testemunhas são toda a igreja, no seu ramo judaico e gentílico. Pedro era o apóstolo da igreja judaica, Paulo da igreja gentílica (Gl.2:7,8). “São estas as duas oliveiras” (Ap. 11:4). “foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira” (Rm.11:17) e, “era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira” (Rm. 11:24). Os dois versículos de Romanos, dizem que a igreja judaica é a oliveira legítima,e os gentios que se converteram ao Messias, são oliveira brava, que foi enxertada na verdadeira oliveira, passando a participar da raiz e da seiva dela. “São estas as duas oliveiras”. “São estes os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra” (Ap. 11:4).

Então, as duas testemunhas são também dois candeeiros. “os sete candeeiros são as sete igrejas” (Ap. 1:20). Então, as duas testemunhas são dois candeeiros, que são duas igrejas, a igreja judaica e a igreja gentílica. 

Atualmente a igreja judaica é conhecida como Judeus Messiânicos. Essa igreja judaica, que era a Igreja Primitiva, andou sumida por muito tempo, enquanto a igreja gentílica dominava o cenário mundial. No momento  estamos presenciando o reaparecimento da igreja judaica, e tudo indica que elas se unirão no futuro, principalmente por causa da perseguição. 

O texto de Ap. 11, parece indicar um tempo em que elas estarão juntas, dando o seu testemunho, num cenário de perseguição, que durará três anos e meio.(Ap. 11:3). Porém, nesse tempo, a igreja terá grande autoridade, pois está dito “Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretende causar-lhes dano, certamente, deve morrer” (Ap.11:5).  Mas o texto também diz que ela s profetizarão “vestidas de pano de saco”(11:3b). Em Ester 4:1 “Quando soube Mordecai tudo quanto se havia passado, rasgou assuas vestes,  e se cobriu de pano de saco e de cinza, e, saindo pela cidade, clamou com grande a amargo clamor”. 

As duas testemunhas estarão vestidas de pano de saco, porque, certamente, grande perigo as ameaçará, e toda a vaidade e glamour, terão desaparecido, e ela sabe que o seu testemunho pode custar-lhe a vida, como no caso de Mardoqueu, que estava sob uma sentença de morte. A igreja do Oriente Médio, que está sendo morta pelo Estado Islâmico, certamente, não está pensando em prosperidade material, mas em sobreviver, ou morrer,  sem negar a Jesus.                           

Nenhum comentário: