quarta-feira, 7 de outubro de 2015

AINDA A GRANDE TRIBULAÇÃO


          Em Apocalipse há muita informação sobre a Grande Tribulação. Por exemplo, em Ap. 6:9, quando o quinto selo foi aberto, João viu “as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam”.  Esses foram mortos na terra, foram martirizados, eram cristãos, e tudo indica que foram mortos na grande tribulação, e é revelado (v.11) que há um número definido de crentes que precisam ser mortos do modo como eles o foram. 

Em Ap. 7:14 há uma informação mais precisa: “São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro”. É o mesmo grupo cujas almas estavam debaixo do altar (Ap.6:9)pois haviam sido mortos, e que agora (7:9) é descrito como “grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro”. É o mesmo grupo de Ap. 20:4 “Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” 

Até a forma da morte Deus revela, foram “decapitados”. É por isso que o Estado Islâmico, o ISIS, faz questão de degolar os cristãos diante das câmaras de televisão. Também o motivo da morte é revelado. Eles se recusaram a adorar a adorar o anticristo, a besta, e a sua imagem. Também se recusaram a receber a marca da besta na fronte ou na mão. Você está preparado? Em Mateus 24:21, Jesus diz “porque nesse tempo haverá  grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido nem haverá jamais. 

O Holocausto judeu sob o nazismo foi a grande tribulação dos judeus, mas essa será a grande tribulação dos cristãos, o holocausto cristão. A segunda guerra mundial, que ocasionou o holocausto, foi de 1939 a 1945, sete anos. A grande tribulação, segundo a profecia das setenta semanas de Daniel, deveria durar sete anos. (Dn. 9:24-27). Porém, em Mateus 24:22 Jesus revela algo a respeito do assunto. ”Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados”. Os sete anos da grande tribulação foram abreviados. Abreviados para quantos anos? Em Ap. 11:1-14 há uma pista, pois aparece “quarenta e dois meses” (v.2) e “mil duzentos e sessenta dias” (v.3), ou seja, um período de três anos e meio, a metade de sete anos. Já mostrei em outro texto, que as duas testemunhas de Ap. 11, são duas igrejas, a judaica, Judeus Messiânicos, e a igreja gentílica. A primeira representada por Moisés, e a segunda representada  por Elias. 

A história das duas testemunhas parece terminar de maneira negativa, pois diz: “Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará” (Ap. 11:7). Mas há uma reviravolta, pois a Bíblia diz “Mas, depois de três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram”.

Nenhum comentário: