terça-feira, 13 de outubro de 2015

COMO ENTRAR NO REINO DE DEUS


          Inicialmente, quero esclarecer que a expressão “reino dos céus” (Mt. 13:31) e “reino de Deus” (Mc. 4:30) são sinônimos, pois Mateus, escrevendo aos judeus, evita ofendê-los,  usando “céus” no lugar de “Deus”.  Em Mt. 5:20, Jesus diz “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus” e em João 3:5 “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.  

Nascer da água é o batismo nas águas (Mc.16:16), e nascer do Espírito é o batismo com o Espírito Santo (At. 19:1-6). Então, quem não for batizado nas águas e no Espírito Santo, não pode entrar no reino de De us. Essa é a justiça de Deus, que ele escolheu para justificar o homem.(Mt. 3:15). 

O problema dos escribas e fariseus é que eles rejeitaram a maneira de Deus justificar, e tentavam fazê-lo pelo cumprimento da lei, como tinham aprendido. “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.”(Gl.5:4). “Todo o povo que ouviu João Batista, até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João; mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele.” (Lc. 7:29,30). 

Não importa as maneiras que o homem e as religiões inventaram para que alguém entre no reino de Deus, pois o que prevalece é o que Jesus ensinou. O batismo nas águas é a demonstração de arrependimento da parte do homem, por isso que algumas vezes, senão sempre, envolve confissão de pecados. “eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”(Mt.3:6) e “Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras” (At.19:18). 

O batismo no Espírito Santo é a resposta de Deus, ao ver o sincero arrependimento no coração do pecador, e a obediência demonstrada no batismo. Até agora a Lei de Deus não entra,  pois esta é a doutrina da graça. Agora, já dentro do reino de Deus, a Lei passa a ter o seu papel na vida do crente. Jesus disse que não veio revogar a Lei, mas veio cumprir. Só Jesus podia cumprir a Lei,  pois só ele  era um homem sem pecado. Creio eu, que quando Jesus disse “Está consumado!” (Jo.19:30), Ele cumpriu as exigências da lei, para que o homem fosse justificado. 
“Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande  no reino dos céus.” (Mt.5:19).  
Há mandamentos maiores e menores, menos importantes e mais importantes. Veja que quem violar um mandamento, não perderá a salvação, mas ocupará lugar menor no reino de Deus.  Fala também de ensinar. Mas o que obedecer e ensinar os mandamentos, não ganhará a salvação, mas ocupará lugar mais importante no reino de Deus.  Apesar que a Lei e os Profetas significarem o Antigo Testamento, os Dez Mandamentos parece estão aqui em questão.  

Então,  primeiro entramos no reino, obedecendo ao que Deus estabeleceu, e só depois vamos nos preocupar em obedecer os mandamentos, não para ser salvos, mas porque já estamos salvos. A posição que você vai ocupar no reino de Deus, depende do quanto você obedece e ensina os  mandamentos. Ele disse “Não matarás” (Mt.5:21), “Não adulterarás” (Mt.5:27), “Não jurarás falso” (Mt.5:33). Mas, antes de se preocupar com o lugar que você vai ocupar no reino, é melhor garantir a entrada nele, cuidando de nascer da água e do Espírito, coisa que os escribas e fariseus não fizeram. 

Nenhum comentário: