sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A QUINTA TROMBETA DO APOCALIPSE


Ap. 9:1-11 “O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra” (v.1) e “O terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu sobre a terça parte dos rios...uma grande estrela, ardendo como tocha.  O nome da estrela é Absinto.” (Ap. 8:10,11). Estrela é anjo. “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.” (Lc.10:18). 

Dentro do Apocalipse a cronologia é incerta, pois coisas que aconteceram antes  podem ser registradas depois, como em Daniel: “O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil...Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus.” (Dn.5:1,30) e, “No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia, teve Daniel um sonho e visões ante seus” (Dn.7:1) e, “No ano terceiro do reinado do rei Belsaza r, eu, Daniel, tive uma visão depois daquela que eu tivera a princípio.” (Dn.8:1). 

Apocalipse fala de sete selos, sete trombetas e sete taças. Creio que dentro de cada uma dessas figuras, o registro tem uma seqüência cronológica. A quinta trombeta é precedida de quatro juízos terríveis que sobrevirá ao mundo. Esses juízos têm um paralelo com as dez pragas do Egito, registradas em êxodo, no tempo de Moisés. 

Creio que a igreja verdadeira não sofrerá esses juízos, pois Israel não sofreu. “Naquele dia, separarei a terra de Gózen, em que habita o meu povo, para que nela não haja enxames de moscas, e saibas que eu sou o Senhor no meio desta terra.” (Ex. 8:22). Tudo leva a crer que a igreja já terá sido tirada da terra, quando a quinta trombeta acontecer. Um anjo (estrela) cai do céu, e lhe foi dada a chave do poço do abismo , e ele abre o posso, e saem de lá seres semelhantes a gafanhotos, do tamanho de cavalos, que passam a atormentar os homens, pois tem cauda com ferrão, como os escorpiões e dentes como de leões, e, naturalmente, voam.    O tempo em que eles atormentarão os homens é de cinco meses, e os homens não poderão morrer, pois a morte fugirá deles. 

Têm estudiosos que acham que essa descrição dos seres é simbólica, mas eu creio que é literal. O ser humanos está acostumados a entender as coisas do ponto de vista da terra, e com as categorias da terra. Mas existem outros mundos, e outras dimensões, que tem seres tão diferentes dos conhecidos na terra, que pensamos logo tratar-se de uma linguagem figurada.  Mas não é o caso, pois Deus guardou esses seres no abismo, até o dia em que serão libertos para realizar a sua missão. 

O abismo pode ser o mesmo lugar chamado de Hades, mencionado no Novo Testamento, e governado por Abadom ou Apoliom, que pode ser o mesmo principado também chamado de Hades, tanto no Novo Testamento, como na mitologia grega. 

Alguém  pode perguntar o porque de tocar num assunto tão desagradável  e tão aterrorizante, que vai amedrontar o povo. Porém, não tocar, seria incredulidade, pois isso vai acontecer sim, e o povo precisa ser avisado. De Deus não se zomba. Jesus veio avisar os gentios do juízo (Mt. 12:18). E os crentes que vivem brincando de ser crentes, brincando com Deus, devem ser avisados para não cair nas mãos desses seres.  Não crer que isso vai acontecer, é se candidatar a sofrer nas mãos desses demônios que irão  se levantar sobre a terra. 

Deus quer arrependimento, para crentes e descentes, pois está escrito: 


“Os outros homens, aqueles que não foram mortos por esses flagelos, não se arrependeram das obras das suas mãos , deixando de adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau, que nem podem ver, nem ouvir nem andar,  nem ainda se arrependeram dos seus assassínios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos furtos.” (Ap.9:20,21).

Nenhum comentário: