sábado, 10 de outubro de 2015

SATANÁS É PRESO NO ABISMO


          “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás,  e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos” (Ap. 20:1-3). 

Depois desses mil anos de prisão temporária, Satanás é solto e volta a praticar as mesmas coisas que sempre praticou, enganar as nações.  O abismo aqui mencionado é o mesmo que Hades, em grego, e que aparece várias vezes no Novo Testamento, e que no hebraico do Antigo Testamento é Sheol, o mundo dos mortos. A chegada de Satanás ao Sheol,  é registrada pelo profeta Isaías. 
“Já agora descansa e está sossegada toda a terra. Todos exultam de júbilo.” (Is.14:7). 
Isaías está se referindo ao Milênio, quando Satanás não estará na terra, mas preso no abismo. 
“O além (sheol), desde o profundo, se turba por ti, para te sair ao encontro na tua chegada; ele, por tua causa, despertas as sombras (refains, gigantes) e todos os príncipes da terra e faz levantar dos seus tronos a todos os reis das nações” (Is.14:9). 
Essa é a recepção que é feita a Satanás, quando de sua chegada ao abismo (sheol, hades) é registrada em Ap. 20:1-3). 
“Todos estes  respondem e te dizem: Tu também, como nós, estás fraco? E és semelhante a nós? Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa; os bichinhos debaixo de ti se estendem e os bichos te cobrem” (Is.14:11). 
Todo o mal que Satanás tem feito na terra, matar, roubar e destruir, não ficará sem castigo, pois Deus é justo e lhe fará pagar pelo que tem feito. 
 “Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo” (Is. 14:15). 
É impressionante como Isaías registra o mesmo que João registrou em Apocalipse, mesmo havendo cerca de novecentos anos de distância cronológica entre um e outro.
” Os que te virem te contemplarão, hão de fitar-te e dizer-te: É este o homem que fazia estremecer a terra e tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolavas as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir para casa?” (Is.14:16,17). 
É isso mesmo que Satanás faz na terra, embora de maneira invisível, manipulando pessoas e situações, colocando até pensamentos em suas mentes, como fez, até mesmo com Davi (I Cr. 21:1) e com Pedro (Mt.16:23). Em Lc. 8:31, os demônios que estavam no gadareno, pediram a Jesus que não os mandasse para o abismo. “Rogavam-lhe que não os mandasse sair para o abismo.” E o abismo é um lugar de tormento,pois foi de lá que saíram aqueles demônios atormentadores. 
“O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo...Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra” (Ap. 9:1-3). 
Depois de mil anos preso e sendo atormentado no abismo, Deus deu a Satanás uma oportunidade de se consertar,  soltando-o, mas ele não mudou.  
“e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra...desceu, porém, fogo do céu e os consumiu...O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre”  (Ap. 20:7-10).  
Vivemos num universo moral,  em que tudo que o homem semear, isso também ceifará, a não ser que se arrependa diante de Deus e de seu Filho Jesus Cristo.
“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mt. 25:41). 

Nenhum comentário: