segunda-feira, 7 de julho de 2014

A GRANDE TRIBULAÇÃO


Em Dn. 9:24-27, o anjo Gabriel veio a Daniel e lhe entregou a mensagem chamada de As Setenta Semanas de Daniel. Ele divide estas setenta semanas em sete semanas, sessenta e duas semanas, e uma semana. Tem sido entendido que a última semana das setenta, está no futuro, e se refere ao tempo chamado de A Grande Tribulação. Em Mateus 24:9, Jesus parece estar falando desse período, pois diz “ENTÃO VOS HÃO DE ENTREGAR PARA SERDES ATORMENTADOS, E MATAR-VOS-ÃO; E SEREIS ODIADOS DE TODAS AS GENTES POR CAUSA DO MEU NOME.”  E, na sequência, no verso 21, Ele continua “PORQUE HAVERÁ UMA TRIBULAÇÃO MUITO GRANDE, COMO NUNCA HOUVE DESDE O PRINCÍPIO DO MUN DO ATÉ AGORA, NEM JAMAIS HAVERÁ.” 

Esse é o período chamado de A grande Tribulação, e que deve durar sete anos, os últimos da profecia de Daniel. Mas, em seguida, Jesus diz algo, que nos chama a atenção, E SE AQUELES DIAS NÃO FOSSEM ABREVIADOS, NINGUÉM SERIA SALVO; MAS POR CAUSA DOS ESCOLHIDOS ELES SERÃO ABREVIADOS.”  Então a Grande Tribulação não durará mais sete anos, mas menos do que isso. Ele disse que seriam abreviados aqueles dias, mas não disse  quanto. Pode ser que seja reduzido para três anos e meio, como parece indicar Apocalipse, mas isso não está claro. O certo é que haverá um período chamado de Grande Tribulação. 

Sempre ouvi dizer que a igreja não passaria pela Grande Tribulação, mas que seria arrebatada antes disso. Porém, lendo a Bíblia, isto me pareceu não ser verdade. Percebo que há uma grande confusão entre tribulação e o juízo de Deus. Vou dizer de novo, o que já disse alhures. Tribulação é o diabo perseguindo o povo de Deus, e juízo é Deus se vingando das pessoas que foram usadas para perseguir o seu povo. 

No tempo de Noé, tribulação era o que Noé sofria por parte de seus contemporâneos, enquanto construía a arca, e juízo foram as águas do dilúvio. No tempo de Ló, tribulação era o que Ló sofria “AFLIGIA TODOS OS DIAS A SUA ALMA JUSTA, PELO QUE VIA E OUVIA SOBRE AS SUAS OBRAS INJUSTAS” (II Pd. 2:8), e juízo foi fogo descendo do céu. No Egito, tribulação era o que Israel sofria às mãos dos feitores egípcios, e juízo, foram as dez pragas. Em Mateus 24:29 “LOGO DEPOIS DA TRIBULAÇÃO DAQUELES DIAS...” Até aqui foi a tribulação, a perseguição contra o povo de Deus, por  Satanás, usando aqueles que ele controla.É isso que Ap. 13:7 descreve “E FOI-LHE PERMITIDO FAZER AOS SANTOS E VENCÊ-LOS; E DEU-SE-LHE AUTORIDADE SOBRE TODA A TRIBO, E LÍNGUA, E NAÇÃO.” Foi sobre isso que Daniel escreveu “EU OLHAVA, E EIS QUE STA PONTA FAZIA GUERRA CONTRA OS SANTOS, E OS VENCIA.” (Dn.7:21). Aliás, todo o livro de Apocalipse descreve este cenário de perseguição ao povo de Deus, por parte do anticristo e do falso profeta. Em Ap. 6:9 “E, HAVENDO ABERTO O QUINTO SELO, VI DEBAIXO DO ALTAR AS ALMAS DOS QUE FORAM MORTOS POR AMOR DA PALAVRA DE DEUS E POR AMOR DO TESTEMUNHO QUE DERAM.”  

Na sequência lhes é dito que outros  servos de Deus deveriam ser mortos como eles o foram.  Em Ap. 11:7, se referindo às duas testemunhas (a igreja), é dito “E, QUANDO ACABAREM O SEU TESTEMUNHO, A BESTA QUE SOBE DO ABISMO (O Anticristo) LHES FARÁ GUERRA, E OS VENCERÁ, E OS MATARÁ.”  E, com respeito à segunda besta ( O Falso Profeta), é dito “E FIZESSE QUE FOSSEM MORTOS TODOS OS QUE NÃO ADORASSEM A IMAGEM DA BESTA.” (Ap.13:15). E ainda em Ap. 20:4 “E VI AS ALMAS DAQUELES QUE FORAM DEGOLADOS PELO TESTEMUNHO DE JESUS, E PELA PALAVRA DE DEUS, E QUE NÃO ADORARAM A BESTA, NEM A SUA IMAGEM, E NÃO RECEBERAM O SINAL EM SUAS TESTAS NEM EM SUAS MÃOS; E VIVERAM, E REINARAM COM CRISTRO DURANTE MIL ANOS.”  E mais ainda “E eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho, E NÃO AMARAM AS SUAS VIDAS ATÉ A MORTE.”(Ap.12:11). Então a igreja vai ou não vai passar pela Grande Tribulação? Quem ensina que a igreja não vai passar pela tribulação, pode estar querendo consolar o povo, mas está enganado. É o mesmo que um pai ou uma mãe dizer ao filho que ele, no mundo, não vai passar por sofrimento. Parece que o pai do Buda fez isso. Essa cultura que rejeita o sofrimento é humanista, hedonista, epicurista, mas não é bíblica. A cosmovisão bíblica inclui o sofrimento e a morte. O sofrimento, muitas vezes, revela a amorosa disciplina de Deus, a fim de sermos participantes de sua santidade. No caso de Jó, foi Satanás quem o afligiu, mas com o consentimento de Deus.

Mas voltando a Mateus 24:29 “Logo depois da tribulação daqueles dias, O SOL ESCURECERÁ, E A LUA NÃO DARÁ A SUA LUZ; AS ESTRELAS CAIRÃO DO CÉU E OS PODERES DO CÉU SERÃO ABALADOS.” Acaba a tribulação, começa o juízo de Deus sobre os ímpios. Apocalipse tem muito a dizer sobre isto. “SE ALGUÉM ADORAR A BESTA, E A SUA IMAGEM, E RECEBER O SINAL NA SUA TESTA, OU NA SUA MÃO, TAMBÉM O TAL BEBERÁ DO VINHO DA IRA DE DEUS, QUE SE DEITOU, NÃO MISTURADO,NO CÁLICE DA SUA IRA; E SERÁ ATORMENTADO COM FOGO E ENXOFRE DIANTE DOS SANTOS ANJOS E DIANTE DO CORDEIRO. E O FUMO DO SEU TORMENTO SOBE PARA TODO SEMPRE; E NÃO TÊM REPOUSO NEM DE DIA NEM DE NOITE OS QUE ADORAM A BESTA E A SUA IMAGEM, E AQUELE QUE RECEBER O SINAL DO SEU NOME .” (Ap.14:9-11). Em seguida, ele prossegue, dizendo “E VI OUTRO GRANDE E ADMIRÁVEL SINAL NO CÉU; SETE ANJOS, QUE TINHAM AS SETE ÚLTIMAS PRAGAS; PORQUE NELAS É CONSUMADA A IRA DE DEUS.” (Ap. 15:1). Na sequência, vem uma série de pragas ou flagelos, muito semelhantes aos do Egito, no tempo de Moisés. Mas assim como no Egito, Israel não foi atingido pelas pragas, a igreja (os que restarem vivos) não será atingida por essas pragas. E o anjo diz “VISTO COMO DERRAMARAM O SANGUE DOS SANTOS E DOS PROFETAS, TAMBÉM TU LHES DESTES SANGUE A BEBER; PORQUE DISTO SÃO MERECEDORES.” (Ap.16:6).  

Então, a igreja vai passar pela Grande Tribulação, assim como os judeus passaram pelo Holocausto Nazista, e vai haver sofrimento e morte. Hítler era um tipo do anticristo. Mas a igreja não vai sofrer os juízos de Deus, que serão muito piores do que a tribulação, pode ter certeza. Você pode escolher o que irá enfrentar, a ira do diabo, ou a ira de Deus. Veja isto “AI DOS QUE HABITAM NA TERRA E NO MAR; PORQUE O DIABO DESCEU A VÓS, E TEM GFRANDE  IRA, SABENDO QUE JÁ TEM POUCO TEMPO.”  Jesus disse “NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ÂNIMO , EU VENCI O MUNDO.” (Jo.16:33). Hebreus diz mais “OLHANDO PARA JESUS, AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, O QUAL PELA ALEGRIA QUE LHE ESTAVA PROPOSTA SUPORTOU A CRUZ, DESPREZANDO A AFRONTA, E ASSENTOU-SE À  DIREITA DO TRONO DE DEUS. CONSIDERAI POIS AQUELE QUE SUPORTOU TAIS CONTRADIÇÕES DOS PECADORES CONTRA SI MESMO, PARA QUE NÃO ENFRAQUEÇAIS,  DESFALECENDO EM VOSSOS ÂNIMOS. AINDA NÃO RESISTISTES ATÉ AO SANGUE, COMBATENDO CONTRA O PECADO.” (Hb.12:2,3). 

Jesus tinha em vista a recompensa, por isso desprezou a afronta. Devemos fazer o mesmo, pois Pedro disse “ORA, POIS, JÁ QUE CRISTO PADECEU POR NÓS NA CARNE, ARMAI-VOS TRAMBÉM VÓS COM ESTE PENSAMENTO, QUE AQUELE QUE PADECEU NA CARNE JÁ CESSOU DO PECADO.” (I Pd. 4:1). A disposição para enfrentar o sofrimento é uma arma. De Moisés também é dito “PELA FÉ MOISÉS...PELA FÉ MOISÉS...RECUSOU SER  CHAMADO NETO DE FARAÓ, ESCOLHENDO ANTES SER MALTRATADO COM O POVO DE DEUS DO QUE POR UM POUCO DE TEMPO TER O PRAZER DO PECADO...PORQUE TINHA EM VISTA A RECOMPENSA.” A nossa recompensa não é aqui, nem agora. Por isso é pela fé. De Moisés também é dito que ele parecia ver o invisível. Devemos fazer o mesmo. Ver o invisível, pela fé, baseados somente no que Deus disse em sua Palavra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Graça e paz pastor!
Esse estudo é uma grande verdade.
Mas o problema e que a maioria dos pastores, estão preso a questão do arrebatamento antes da tribulação.
Hoje temos uma igreja fraca, que quando é contrariada reagem de forma revoltada
em cima desse assunto. que o bom Deus possa leva-los ao entendimento da palavra! Que Deus seja sempre com o senhor pastor!