quarta-feira, 9 de julho de 2014

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA FÉ


Nós, cristãos,  temos um vocabulário próprio, como, de resto, todas as religiões, e outros ramos do conhecimento.  Quando estudei sobre o Hinduísmo, demorei a entender o significado de Nirvana. Quando estudei no Seminário Teológico Batista Equatorial, demorei a entender a diferença entre Apologia e Apologética. Na teologia bíblica, temos um vasto vocabulário, que usamos normalmente, muitas vezes sem saber o significado das palavras. Termos como Redenção, Remissão, Justificação, Regeneração, Amor, Santificação, dentre outros, muitas vezes usamos sem saber o significado.

Mas hoje quero me debruçar um pouquinho sobre a palavra fé, que, talvez seja a palavra mais usada no meio cristão. Quando perguntamos a alguém o que é fé, a resposta vem imediata, “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. (Hb.11:1). Não disse nada. Esse versículo não diz o que é fé. 

Na verdade, o autor de Hebreus, usa duas metáforas, duas figuras de linguagem, duas comparações, para representar a fé. Em algumas traduções não aparecem essas figuras, por isso que as traduções têm de ser fiéis aos originais, sob pena de mudar o sentido, dificultando a interpretação. A primeira figura usada é a do “O FIRME FUNDAMENTO”. Tem a ver a  com a construção de um edifício. Fundamento é o alicerce, o baldrame. Se esse alicerce for firme, forte, fundo, a construção não vai cair, mesmo que seja atingida por  um furacão. É a figura que Jesus usou no encerramento do Sermão do Monte, a casa edificada sobre a rocha.(Mt.7:24). Hebreus está dizendo que o  que o fundamento é para a construção, a fé é para a vida cristã. Se a fé for robusta, essa pessoa não vai fracassar na hora da prova. 

A outra figura que Hebreus 11:1 usa, é a da “PROVA EM UM TRIBUNAL”. Em um  julgamento num  Tribunal, o juiz não viu o que aconteceu, mas julgará baseado nas provas,  “A PROVA DE FATOS QUE NÃO SE VÊEM”. Se as provas forem confiáveis, o juiz julgará com justiça. Assim, se a fé for confiável, as coisas que ainda não são vistas, acontecerão. Quem tem somente Hb. 11:1, não sabe ainda o que é fé. Mas vamos ver agora o que é mesmo fé.

Fé é confiar em alguém, e, por isso mesmo, no que ele disse. Se alguém me promete algo, e eu acredito no que essa pessoa disse, porque eu conheço o seu caráter, isso é fé. Fé em  Deus é Ele dizer algo, e eu acreditar no que Deus disse, a ponto de me arriscar, por confiar nele e no que Ele disse. Começando com Adão, Deus lhe disse “Da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn.2:17).  O diabo disse pra Eva, que certamente eles não morreriam. Eva poderia acreditar em Deus ou no diabo. Ela acreditou no diabo. Adão não acreditou no diabo, mas preferiu desobedecer a Deus, para não perder sua mulher. 

Hoje não é diferente, Deus diz uma coisa, o diabo diz outra, e nós temos de escolher em quem acreditar. Aliás, a função do diabo é fazer o ser humano duvidar do que Deus disse. Tomei conhecimento de que no dia 27.6.2014, a Presidenta Dilma sancio –nou a Lei da Palmada, já aprovada pelo Congresso Nacional. Não acredito que alguma família brasileira queira a destruição de seus filhos. Quem aprovou essa lei, acredita que é o melhor, mas estão enganados. O diabo está fazendo o seu papel, enganando o ser humano.  Deus diz “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina (vara) e admoestação (palavras) do Senhor. (Ef. 6:4).  Para o sentido de “disciplina” veja Provérbios 23:13 “Não retires a disciplina da criança; porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.”  Mas as nossas autoridades políticas, preferiram as opiniões de Freud, de Jung, e de outros, e da psicologia humanista, ao conselho de Deus e da sua Palavra. Eva fez a mesma coisa. Isto é fé. Ou você crê no que Deus disse, ou no que o diabo disse, não importando os meios que ele use. No Éden ele usou a serpente, canalizou, incorporou. Hoje ele está usando quem ou o quê?  João diz “E, após o bocado, entrou nele (Judas) Satanás.” E foi vender Jesus por trinta moedas de prata.

Fé em Deus é Ele dizer algo e você crê no que Deus disse. Mas Deus fala de muitas maneiras. Hebreus começa dizendo “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho” (Hb.1:1).  E, em Hebreus 11:3 “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus.” Eles tomaram conhecimento do que Deus disse, lendo Gênesis 1:1,3  que Moisés escreveu, dizendo, “No princípio criou Deus os céus e a terra...E Deus disse: Haja luz. E houve luz.” Eles creram que o Que Deus disse estava num livro, a Bíblia. Se nós cremos que o que Deus falou está escrito na Bíblia, podemos escolher crer neste livro ou rejeitá-lo. Neste caso, fé é crê no que está no livro, mesmo que as circunstâncias digam o contrário. 

Mas podemos tomar conhecimento do que Deus disse, não somente pela Bíblia, mas também pelo testemunho de terceiros.  Hb. 11:4 diz que “ Abel pela fé ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim”.  Em que consistiu a fé de Abel?  Em Gn.3:212 diz “E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.”  Presume-se que esta pele tenha provindo de um animal que que Deus matou. Pode ter sido um cordeiro. Quando desobedeceram a  Deus, Adão e Eva não morreram, mas um animal inocente morreu no lugar deles. Lembra o caso de Isaque, que não morreu, mas um carneiro foi sacrificado em seu lugar. (Gn.22:13). Bem, Adão e Eva devem ter ensinado isto aos seus filhos, pois aprenderam com Deus. Tanto Caim, quanto Abel, devem ter tomado conhecimento dessa tradição.  Quando foram oferecer seus sacrifícios, Abel fez da maneira como ouvira de seus pais, que aprenderam com Deus. Mas Caim fez da sua própria cabeça. Ou seja, Abel creu no que ouviu de seus pais, a respeito do que Deus dissera, Caim não. Por isso Hebreus diz “Pela fé Abel...).

Na sequência, Hebreus 11:7 diz “Pela fé Noé, DIVINAMENTE AVISADO das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para a salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”  Noé foi avisado por Deus, e creu no aviso que Deus lhe deu. A Bíblia não diz de que modo Deus falou a Noé. Pode ser  que tenha sido por meio do anjo do Senhor, como quando apareceu a Abraão em G. 18:2. Mas pode ter sido em sonhos, como falou com Abimeleque, em Gn.20:3,6.  Pode ter sido em sonhos, pois a expressão que aparece em Hb. 11:7 é muito parecida com a que aparece em Mt.2:12, em que Deus avisa os magos. “E, sendo por divina revelação avisados em sonhos...” “Divinamente avisado das coisas que não se viam...”.  Aliás, o N.T. começa com o anjo do Senhor falando quatro vezes com José, em sonhos, e uma vez com os magos. Parece indicar que a Era Messiânica iria se caracterizar pela comunicação sobrenatural, em sonhos e visões, de Deus com os humanos. De fato, é impressionante como no livro de Atos, Deus fala tantas vezes, por anjos, por sonhos e visões, pelo Espírito Santo, e até por profetas. Quando Deus mandou os discípulos, Ele disse: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura; quem crer e for batizado, será salvo; quem não crer será condenado.” (Mc.16:15,16). E disse mais “Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.” (Mt.10:40). Então podemos crer no que Disse: 1. Na Escritura; 2. Em alguém por Ele enviado; 3. Em sonhos e visões (Muitos muçulmanos estão se convertendo assim);  4. Por meio de um anjo; 5. Outros meios que Ele decida usar. Mas tem de discernir se é Deus mesmo que está falando, pois o diabo também fala.  

João disse “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se tem levantado no mundo.” (I Jo. 4:1). Temos também de lembrar que a fé sem obras é morta. A fé em Deus deve ser acompanhada de ação para se tornar efetiva. De Abraão é dito “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu sem saber para onde ia.” (Hb.11:8). Entra-se na vida cristã pela fé, e continua vivendo pela, pois está escrito “Pela graça sois salvos, por meio da fé...O justo, pela sua fé, viverá.” (Ef. 2:8; Hb.10:38).

Nenhum comentário: