quarta-feira, 2 de julho de 2014

AS DUAS IGREJAS RICAS


Estamos vivendo em um tempo em que a igreja, pela menos parte dela, tem adotado um estilo de vida materialista e consumista. Vamos examinar duas igrejas mencionadas em Apocalipse 2 e 3, para ver o que podemos aprender.

Lembrando que as Sete Igrejas da Ásia, são tidas como representando  sete tipos de igrejas, que pontificaram, em ordem cronológica, nos dois mil anos de história eclesiástica. Assim sendo, Éfeso seria a Igreja Apostólica, e Laodicéia, a Igreja dos últimos dias. Também pode ser entendido que as sete Igrejas da Ásia, podem representar sete tipos de igrejas, que estariam presentes em cada  período da história. Neste caso, hoje mesmo os sete tipos de igrejas existiriam no mundo. Pelo visto, pelo menos no primeiro século, existiram ao mesmo tempo, os sete tipos de igrejas reveladas no Apocalipse. Não seria de estranhar, então, que os mesmos sete tipos, existam no último período da era da igreja. Mas vamos considerar as duas igrejas ricas de Apocalipse 2 e 3.

1.       A IGREJA DE SMIRNA  -  Ap. 2:8-11.

Essa igreja enfrentava Tribulação e Pobreza, que Jesus afirmou conhecer. Tribulação confirma o que Jesus disse em João 16:33b “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Então a igreja sofrer tribulação, aflição, no mundo, é normal, faz parte do pacote. O mundo jaz no maligno, e é hostil a tudo que pertence a Deus. Aliás, quero falar para os pastores, já que essas cartas são endereçadas “ao anjo da igreja”. Não podemos nos iludir, o mundo odeia pastores. Em Gn. 46:34b, José diz diz para seus irmãos: “PORQUE TODO PASTOR DE OVELHAS É ABOMINAÇÃO PARA OS EGIPCIOS.” Isto é um princípio espiritual. O Egito é um tipo do mundo, e os irmão de José, que são pastores de ovelhas, são tipos dos pastores da igreja, e José, naturalmente, é um tipo de Jesus. Lembremos também que a primeira pessoa que Satanás matou na terra, foi Abel, um pastor. Sim, porque em Jo. 8:44, Jesus diz que o diabo “foi homicida desde o princípio”, e, creio eu, se referir ao assassinato de Abel, pois em I Jo.3:12 diz que Caim “era do maligno, e matou a seu irmão.” Então, a igreja de Smirna estar sofrendo tribulação, é, de certa forma, normal. Mas em Ap.2:9, Jesus também diz conhecer a pobreza do anjo da  igreja de Smirna. Em seguida Ele diz “MAS TU ÉS RICO”. Aliás, apesar de Jesus começar cada carta se dirigindo ao anjo da igreja, sempre termina dizendo “QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS.” Portanto, Ele fala, por meio do Espírito Santo, às igrejas, por meio do seu líder. (v.t. At. 1:2). Então, apesar de a igreja ser pobre, o Senhor diz “MAS TU ÉS RICO”. Claro está que a igreja era pobre materialmente, mas rica espiritualmente. Surpreendentemente, Jesus não diz  que vai tirá-la da pobreza, mas, pelo contrário, a situação vai piorar, pois, até então, a tribulação não incluía prisão e morte. Então Ele diz “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-hei a coroa da vida.” (Ap.2:10). A riqueza da igreja de Smirna não foi afirmada por ela, mas foi  Jesus quem disse “MAS TU ÉS RICO”. Neste caso, o Senhor parece desdenhar das riquezas materiais, e colocar em evidência as riquezas espirituais. Será que a igreja de hoje está fazendo o contrário? E se está, quem está ensinando essa cosmovisão?

2.       A IGREJA DE LAODICÉIA  -  Ap.3:14-22.

A essa igreja Jesus diz, como já havia dito à igreja de Smirna, “conheço as tuas obras”.  Em seguida passa a acusá-la de ser morna, não sendo quente nem fria. Morno é um meio termo entre quente e frio. Essa igreja não pode ser acusada de radical (concernente à raiz), nem de fundamentalista (concernente ao fundamento, alicerce, baldrame), mas é um meio termo. É como se estivesse em cima do muro. Não saltou para o lado do mundo, nem para o lado de Deus. Está tentando agradar aos dois lados. Não se definiu nem pelo marido, nem pelo amante. Mas é uma igreja rica, pois Jesus diz a ela: “COMO DIZES: RICO SOU, E ESTOU ENRIQUECIDO, E DE NADA TENHO FALTA”.  Esse diagnóstico é auto-afirmado, é a visão que ela tem de si mesma. No caso da igreja de Smirna, foi Jesus quem disse “MAS TU ÉS RICO”, porém, no caso da igreja de Laodicéia, é o anjo da igreja quem diz “RICO SOU”.  Mas a avaliação de Jesus não é esta, pois Ele diz “E NÃO SABES QUE ÉS UM DESGRAÇADO, E MISERÁVEL, E POBRE, E CEGO, E NU”.  Jesus via de um modo, o anjo da igreja via de outro. O anjo da igreja via a riqueza material da igreja como importante, mas Jesus via a riqueza espiritual como importante. O fascínio da riqueza material parece cegar o anjo da igreja para a importância da riqueza espiritual, pois Jesus diz “e não sabes”. Pelo visto a igreja e seu líder estavam cegos para a sua própria condição, pois, não sabiam que eram “desgraçado, miserável, e pobre, e cego, e nu”. Que tragédia é essa! A igreja está cega para a sua própria condição espiritual. Mas Jesus não está cego. Ele vê exatamente como a igreja está. Seria melhor não confiar em nosso próprio discernimento, que o diabo pode enganar, mas pedir ao Senhor que nos abra os olhos para vermos a nós mesmos como Ele nos Vê.  

Será que a igreja de hoje está assim? Confundindo riqueza material com riqueza espiritual. Pensando que a prosperidade material é sinal da bênção de Deus? Eu fico me perguntando o que Abraão quis dizer  quando disse ao homem rico “Filho, lembra-te de que recebestes os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.” Julgue você mesmo, à luz do contexto,o sentido dessas palavras, pois é preocupante. Mas ainda há esperança para a igreja de Laodicéia, Pois Jesus disse a ela “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Assim como a riqueza material, a espiritual também tem preço, pois o Senhor diz “Aconselho-te que de mim compres...” Parece ressoar a Parábola das Dez Virgens, quando as sábias disseram às loucas “ide antes aos que o vendem(o azeite), e comprai-o para vós.” (Mt.25:9). 

A riqueza espiritual também tem preço, mas deve ser buscada em tempo hábil. Jesus é quem pode vender essa riqueza, pois Ele diz “Aconselho-te que DE MIM compres”. É uma questão de inversão de valores. Deus valoriza uma coisa, o diabo tenta fazer o ser humano valorizar outra, usando de engano. 

Bem, temos aí duas igrejas ricas. Uma rica espiritualmente, e outra rica materialmente. Mas, dirá alguém, não dá para conciliar a riqueza espiritual com a material? Se puder eu também quero. Mas, parece não ser ocaso. A nossa riqueza é o Senhor. Eu também gostaria de ser rico, mas quero mais do que isso, ser salvo, e ter Deus comigo, pois, o pouco com Deus é muito, e o muito sem Deus é nada. Que igreja iremos adotar como modelo? A de Smirna ou a de Laodicéia?

Nenhum comentário: