terça-feira, 29 de julho de 2014

COMO NÃO SE DESVIAR


1.       DANDO OUVIDOS À CONSCIÊNCIA
Em I Tm. 1:19 Paulo diz “Conservando a fé, e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé” e em 1:5 “Ora o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.” A consciência é a voz de Deus falando conosco, e bem fazemos em lhe dar ouvidos. O pecado embruteceu a consciência do homem, mas o Espírito Santo a ativa.

2.       Em I Tm. 4:1 Paulo diz “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por darem ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrina de demônios.” A atuação dos demônios se conhecerá pela doutrina. A apostasia dos últimos dias será pelo ensino de espíritos enganadores. Estamos numa época em que a experiência religiosa é enfatizada em detrimento da doutrina religiosa. A Bíblia fala de sã doutrina em oposição à falsa doutrina. As pessoas que estão adotando o falso ensino dos demônios, estão sendo enganadas e precisam ser advertidas. Paulo prossegue “Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a própria consciência.” (I Tm.4:2). A falsa doutrina é  “proibindo o casamento” (Igreja Católica), e “ordenando a abstinência de alimentos” (Adventismo). A consciência cauterizada fica insensível, e não pode o alarme do perigo.

3.       Em I Tm.6:10 Paulo diz “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” Não é o dinheiro que é o mal, mas o amor ao dinheiro. O dinheiro em si é neutro. Jesus disse que não podemos servir a Deus e a Mamom. O amor ao dinheiro é chamado de avareza, que é idolatria. Porque o dinheiro pode se tornar um ídolo, um  deus na vida da pessoa que o serve. O diabo conhece o poder sedutor do dinheiro na vida das pessoas, e não perde tempo em tentar seduzi-las com esse poder. Jesus disse “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas serão acrescentadas.” (Mt.6:33). (“Estas coisas” são comida, bebida e roupa). Dinheiro é bom, desde que seja ganho de maneira legítima, e seja usado de maneira justa.

4.       Em I Tm.6:20,21 Paulo diz “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviaram da fé.” Estamos numa geração em que quase todo o conhecimento é chamado de científico, para dar legitimidade. A Bíblia é tratada com desprezo, seu conteúdo como mito, lendas e superstição, embora tanto a ciência quanto a tecnologia, tenham sido inspiradas por ela, e produzido a civilização ocidental. Um bom exemplo é a teoria da evolução, “uma hipótese de laboratório”, segundo o próprio Darwin, que é chamada de científica, embora esteja desacreditada em boa parte do mundo civilizado. Não é a religião que é a Palavra de Deus, mas a Bíblia. A má interpretação da Bíblia é que tem dado munição para os céticos, como no caso de Galileu. A igreja estava errada, mas não a Bíblia. A pseudo ciência é que é o perigo. A verdadeira ciência é de Deus, pois ela consiste em descobrir o que Deus criou e escondeu. Então temos de crer no que a Bíblia, corretamente interpretada, diz, e não no que dizem pessoas que têm um posição a priori.

5.       Em II Tm. 2:18 Paulo diz “Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.” Heresia é como isto se chama. Essa dizia que a ressurreição já havia ocorrido. Essa heresia pode estar sendo ensinada em nossos dias, mas, não somente ela, porém, também muitas outras. Antigamente havia uma disciplina chamada de Heresiologia, mas hoje nem sei se ainda existe. No afã de crescimento numérico e de ter experiências espirituais, ambas aspirações legítimas, a igreja pode se descuidar, e adotar várias heresias, que levem alguns a se desviarem e perverterem a fé de outros. Então temos de cuidar de conferir o ensino e as doutrinas, cuidadosamente pela Bíblia, e não somente pela sua funcionalidade, ou seja, se funciona, isto é, se trouxer resultados, eu adoto.

6.       Em II Tm. 4:4  Paulo diz “E desviarão os ouvidos da verdade voltando às fábulas.” Esses são os que desejarão ouvir coisas agradáveis, e reunirão doutores que lhes digam essas coisas. Se o pregador disser somente coisas agradáveis de ser ouvidas, a multidão virá, mas se disser coisas que o povo não se agradar, não virá. É claro que o Evangelho é Boas Notícias, Boas Novas, mas também é um ultimato da parte de Deus, para que o homem se arrependa e obedeça a Ele. Deus é um Pai responsável, que nos elogia e abençoa quando lhe obedecemos, mas também nos repreende e castiga quando lhe desobedecemos. O pregador deve dizer coisas agradáveis, quando for o caso,  mas também dizer coisas desagradáveis, quando for necessário, sob pena de prevaricar. O crente sincero, ao ouvir coisas desagradáveis, palavras de correção, deve se arrepender, e agradecer a Deus pelo aviso, e voltar à verdade, deixando as fábulas.

Nenhum comentário: