sexta-feira, 11 de julho de 2014

O ALTAR DE DOZE PEDRAS


No tempo do profeta Elias, Israel estava  com sua lealdade dividida entre Iavé e Baal. Elias disse ao povo “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se Iavé é Deus, seguí-o; e se Baal, seguí-o. Porém o povo não lhe respondeu nada.”( RS. 18:21). Porém, depois do confronto de Elias com os profetas de Baal, tendo Elias orado, Deus respondeu com fogo. Só então o povo se decidiu, e disse: “Só Iavé é Deus! Só Iavé é Deus!” (I Rs. 18:39). Mas, antes disso, é dito de Elias: “E reparou o altar do Senhor, que estava quebrado.” 

Será que hoje tem crente com sua lealdade dividida? Será que tem crente com seu altar quebrado? Elias começou consertando o altar. “E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.” Era um altar de doze pedras. Também em Josué 4:8,9, Deus mandou Josué Levar doze pedras do leito seco do rio Jordão, por meio de doze homens, e depositá-las no outro lado, na terra de Canaã. Além disso, mandou também, que doze pedras fossem erguidas no meio do rio Jordão, ficando essas encobertas, depois que as águas voltaram ao seu lugar. Mas Elias consertou o altar usando doze pedras. 

Sabemos que um altar é feito para se oferecer algo em cima dele, para alguma divindade. Os profetas de Baal, ofereceram um bezerro sobre a lenha do altar, e invocaram o nome do seu deus. E nada aconteceu. Elias fez o altar de doze pedras, armou lenha sobre o altar, e cavou um rego em redor do altar, dividiu o bezerro em pedaços e o pôs sobre a lenha. Em seguida mandou que fosse derramada muita água, sobre o altar. Lembremos que a água era de muito valor naqueles dias, pois a três anos e meio não chovia. Algo de valor estava sendo oferecido sobre o altar. Os profetas de Baal ofereceram um bezerro, mas não ofereceram água. Foram doze cântaros de água que foram oferecidos sobre o altar. Em seguida Elias orou, e Deus respondeu com fogo. Holocausto é uma oferta queimada. Normalmente o fogo era providenciado  pelo ofertante, como no caso de Abraão. “E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.” (Gn.22:6). No caso de Elias, quando ele orou, Deus mesmo providenciou o fogo. “Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.”

Aliás, isto já havia acontecido antes, quando Davi edificou um altar, na eira de Ornã, o jebuseu, e ofereceu holocaustos e sacrifício pacíficos  “e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto.” (I Cr. 21:26). Esta é a cosmovisão do Antigo Testamento. Vamos ver agora como se aplica isto no Novo Testamento.

O conceito de pedra do A.T. , muda para pedras vivas , no N.T.  Pedro diz “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.  Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.”  (I Pd. 2:4,5). É muito interessante, que quando Jesus encontrou Simão, mudou o seu nome para Pedro, que significa pedra. “Quando Jesus olhou para ele(Simão), disse: “Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Rocha). “ (BKJA). “Cefas” (como o apóstolo Paulo o chamava – I Co.9:5; Gl 1:18): Kepha, em aramaico ou Kephem hebraico – rocha (Jó 30:6; Jr.4:29), ou ainda petros, em grego. Portanto, Pedro significa pedra ou rocha (Is.51:1). Mas, como para o nome de um homem era necessário usar a forma masculina, permaneceu petros.” (Nota de rodapé da BKJA). Em Mt. 10:2 é dito que os nomes dos doze apóstolos são estes : “O primeiro, Simão, chamado Pedro...). “ O primeiro” tem o sentido de primogênito, o que revela uma hierarquia de autoridade. É muito sugestivo que Jesus tenha mudado o nome do primeiro dos seus discípulos, para pedra. Como o conceito de pedra do Antigo Testamento, muda para pedras vivas, no Novo, Simão é a primeira pedra que Jesus tomou, para construir o altar de doze pedras, como Elias também fez. Mateus registra como Jesus chamou os discípulos de maneira individual, ou por dupla.  “E Jesus , andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André...E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens...viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão...e chamou-os...E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se o seguiu.”  (Mt.4:18-21; 9:9). Lucas registra a chamada dos doze. “E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem deu também o nome de apóstolos.” (Lc.6:13). Teria Jesus completado o altar de doze pedras vivas? Sabemos que Satanás descompletou os doze, tirando Judas Iscariotes. “E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse...E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse pois Jesus: O que fazes, fá-lo depressa.” (Jo.13:2,27). Mas o altar tinha de ser de doze pedras. Depois da partida de Jesus, Pedro tomou a iniciativa de eleger Matias no lugar de Judas, completando novamente as doze pedras. E, como no caso de Elias, eles estavam orando. “Todos estes perseveravam unânimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.” (At.1:14). 

No caso de Elias e de Davi, desceu fogo do céu, e consumiu o holocausto, que é o padrão do Antigo Testamento. Mas, neste caso, foi o Espírito Santo que desceu, que é o padrão do Novo Testamento, pois o altar é construído  de pedras vivas. Pedro diz que Jesus “derramou” o Espírito Santo (At. 2:33), e Atos 10:44 é dito que “caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.” Isto é mudança de paradigma. 

O altar do Novo Testamento é de pedras  vivas, e no lugar do fogo, quem cai sobre quem cai é o Espírito Santo, para consumir, não as pessoas, mas o pecado. Isto é santificação. Então, os crentes devem parar de pedir fogo, pois é melhor pedir o Espírito Santo. As línguas que foram vistas no dia de Pentecoste não eram de fogo, mas “como que de fogo”. Só pareciam, mas não eram. Foi sobre isto que Malaquias escreveu. “Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-se-á, afinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi, e os afinará como ouro e como prata. Então ao Senhor trarão ofertas  de justiça.” (Ml.3:2,3) . 

Paulo disse “Que seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o Evangelho de Deus, PARA SEJA AGRADÁVEL A OFEERTA DOS GENTIOS , SANTIFICADA PELO ESPÍRITO SANTO.”  (Rm.15:16). A oferta que Paulo entregou a Deus, foram os gentios que ele ganhou, e o sinal de que Deus recebeu a oferta, foi o Espírito Santo ter descido sobre eles. Como Deus respondeu com fogo sobre o altar, atendendo à oração de Elias. Podemos até ganhar muitas pessoas para Deus, como oferta sobre o altar, mas só saberemos se Deus recebeu, quando o Espírito Santo cair sobre elas. Filipe ganhou os samaritanos, batizou-os, mas não sabia se Deus havia aceitado a sua oferta, pois “Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.” Foi somente depois que Pedro e João oraram por eles,e  lhes impuseram as mãos que  “receberam o Espírito Santo.”(At.8:12,16,17).

A oferta de Pedro foram os gentios da casa de Cornélio, pois enquanto Pedro falava, “caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.” O padrão de doze pedras parece repetir-se em Éfeso, onde Paulo Evangeliza doze discípulos de João Batista. “E os que ouviram foram batizados  em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam. E estes eram,  ao todo,  uns doze homens.” (At.19:1-7). Nós somos o altar, ou, pelo menos, uma das pedras do altar de pedras vivas. “sacrifícios espirituais” (I Pd.2:5), “sacrifício vivo” (Rm12:1), no lugar de sacrifícios materiais e sacrifícios mortos, do Antigo Testamento.  Hb.13:15,16,  fala de “sacrifício de louvor” e de “sacrifício da beneficência e comunicação”,  mas o sacrifício que sobressai, são as almas ganhas e colocadas sobre o altar, pois é sobre este tipo de oferta que o Espírito Santo desce, como desceu fogo sobre o altar de Elias. 

Mas devemos nos certificar se realmente o Espírito Santo desceu sobre os nossos convertidos, pois Elias só soube que Deus recebeu o seu sacrifício, depois que o fogo desceu sobre ele. 

Nenhum comentário: