quinta-feira, 10 de julho de 2014

A HERANÇA DA IGREJA


A Bíblia fala muito de herança, e, geralmente no sentido de uma porção de terra. Por exemplo, no caso de Acabe e Nabote. Este tinha uma vinha(um sítio, uma chácara) próxima do palácio do rei Acabe, de Israel, que quis comprá-la. Nabote respondeu “Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.” (I Rs. 21:3). Mas a Bíblia fala de herança de nações também. Gn. 10:32 diz o seguinte: “Estas são as famílias   dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram divididas as nações na terra depois do dilúvio.” No verso 25 diz  que Éber teve dois filhos, sendo um deles chamado Peleg “porquanto em seus dias se repartiu a terra”. E em deuteronômio 32:8 “Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, pôs os limites do povos, conforme ao número dos filhos de Israel.”

A nação de Israel foi gerada na terra do Egito, a partir da família de Jacó, que chegou lá com setenta almas. (Ex.1:5). Eles saíram do Egito, com destino à terra de Canaã, tendo peregrinado durante quarenta anos no deserto. Canaã já tinha a sua herança, sendo ele um neto de Noé, na verdade, o filho mais Novo de Cão. Deus tomou a terra de Canaã, e a deu a Israel, em herança, por causa dos pecados dos povos cananeus. “Com nenhuma destas coisas vos contamineis, porque em todas estas coisas  se contaminaram as gentes que eu lanço fora de diante da vossa face. Pelo que a terra está contaminada; e eu visitarei sobre a sua iniqüidade, e a terra visitará os seus moradores...Porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós, e aterra foi contaminada. Para que a terra não vos vomite, havendo-a contaminado, como vomitou a gente que nela estava antes de vós.” 

A maneira que Deus usou para tomar a terra dos filhos de Canaã, e dá-la aos filhos de Israel, foi por meio da guerra, pela liderança de Josué. Depois de conquistar a terra, por ordem de Deus, Josué a repartiu, por herança, entre as tribos. “Reparte, pois, agora esta terra por herança às nove tribos, e à meia tribo de Manassés, com quem os rubenitas e os gaditas já receberam a sua herança, a qual lhes deu Moisés dalém do Jordão para o oriente; como já lhes tinha dado Moisés, servo do Senhor.” (Js.13:7,8).  Porque duas tribos e meia tinham preferido receber a sua herança no deserto, além do Jordão, a terra de “Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom...Ogue, rei de Basã,  que era do resto dos refains...Moisés, servo do Senhor, deu esta terra aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés em possessão.” (Js. 12:2, 4, 6). Porém, a tribo de Levi não recebeu herança, pois o seu serviço não era cultivar a terra, como as outras tribos, mas cuidar do serviço sagrado do santuário, seja ele móvel ou fixo. Os sacerdotes  eram da tribo de Levi, da família de Arão, e tinham a incumbência do altar, do sacrifício, e da arca da aliança. Por isso, esta tribo era sustentada pelas demais, através dos dízimos e das ofertas. “Porém à tribo de Levi Moisés não deu herança; o Senhor Deus de Israel é a sua herança, como já lhe tinha dito.” (Js.13:33). Então, cada nação recebeu de Deus uma herança, uma porção de terra, para morar, até mesmo a nação de Israel. 

A Bíblia diz que a terra pertence ao Senhor. “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.” Tem um outro texto que diz “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens.” (Sl.115:16). Mas Deus deu no sentido de arrendar. Ele continua sendo o dono, se reservando o direito de tomar de volta, quando os inquilinos não cumprirem as regras. (Mt.21:33-41). 

Quando chegamos ao N.T. , a terra de Canaã já é chamada de “terra de Israel”. “Morto, porém Herodes, eis que o anjo do Senhor  apareceu num sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para terra de Israel...” (Mt.2:19,20). Israel  ainda mantém a sua herança, apesar de já estar debaixo da autoridade de Roma, da qual é vassalo. Somente no ano setenta d.C.,  eles perdem totalmente a posse da terra, quando Jerusalém é destruída, pelo exército de Tito, general romano, filho de Vespasiano. Jesus profetizou o seguinte, sobre Israel “Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.” (Mt.21:43). Está se referindo à igreja. Portanto a igreja é uma nação. Veja este outro texto “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, A NAÇÃO SANTA, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

A igreja é uma nação (Etnos). Apocalipse fala de cento e quarenta e quatro mil judeus, doze mil de cada tribo, que são assinalados na testa. Eles são judeus. Em seguida, para contrastar com os cento e quarenta e quatro mil judeus, aparece uma multidão, que ninguém podia contar, DE TODAS AS NAÇÕES, E TRIBOS, E POVOS, E LÍONGUAS,que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos, e com palmas nas mãos.” (Ap.7:9). Estes não são judeus, são gentios convertidos de todas as nações. A pergunta é: Se a igreja é uma nação, onde está a sua herança? Qual é o pedaço de terra que pertence à igreja? Ou ela não tem herança, como os levitas? Ou a herança da igreja Jesus vai dar quando voltar? Veja este texto: “Então dirá o rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mt.25:34). A herança da igreja é toda a terra, mas não esta terra contaminada com o pecado, e será dada quando Jesus voltar. “Sobre dez cidades terás autoridade...Sê tu também sobre cinco cidades.”(Lc.19:17,19).  “e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.” (Ap.20:4b).  A igreja vai herdar a terra, mas não é agora. “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” (Mt.5:5). “mas aqueles que esperam no Senhor, herdarão a terra...os mansos herdarão a terra...Porque aqueles  que ele abençoa herdarão a terra...os justos herdarão a terra... Espera no Senhor, guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra.” (Salmo 37:9,11,22,29,34). A igreja herdará terra, mas não é agora. Então, por que tem tanto crente tentando herdar a terra agora? O mundo não tem esperança, e não admira que queira assumir o governo do mundo agora. O crente está sendo tentado quando tenta assumir o governo do mundo agora, e geralmente, por meio da política. Paulo diz “Mas os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganado e sendo enganados.” 

Não sei porque a igreja se admira da corrupção do governo e dos políticos. Deus não se admira que o mundo seja corrupto. Mas se admira de  que a igreja esteja cobiçando poder, que o diabo ofereceu a Jesus, que rejeitou a oferta. Pedro diz “E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas.” Deus não se admira de que o mundo seja corrupto, pois “o mundo inteiro jaz no maligno” (I Jo.5:19). Mas Deus se admira que a igreja seja corrupta. Jesus não deixou a igreja no mundo para consertar o mundo, mas para salvar alguns, desse sistema que o diabo governa.  “E apiedai-vos de alguns, que estão na dúvida, e salvai-os, arrebatando-os do fogo.” (Jd.22,23). 

A igreja não deve se preocupar com a herança agora, mas se preocupar em cumprir a missão que Jesus lhe deu, representada nas palavras a Paulo: “Eu te envio aos gentios, para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e da autoridade de Satanás a Deus; a fim de que recebam o perdão dos pecados, e herança entre os santificados pela fé em mim.” Baseado em At. 2:38 e 3:19, o que vem depois do perdão dos pecados, é o recebimento do Espírito Santo. A herança do crente da igreja agora é o Espírito Santo. Será que alguns estão negociando a sua herança por uma sopa de lentilhas, como fez Esaú? Nem o poder  temporal, nem o financeiro, vale a pena,  se a igreja perder o Espírito Santo. 

Nenhum comentário: